Notícias

Governador de Minas Gerais abre a CIMTB Levorin em Araxá, nesta sexta-feira

O município de Araxá, no interior de Minas Gerais, já vive o clima da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike, principal circuito de MTB da América Latina. A abertura da temporada, reunindo 1.200 ciclistas, será nesta sexta-feira (21) com provas até domingo, quando serão conhecidos os campeões de todas as categorias da CIMTB Levorin, da Copa LM de Amadores e da Pearl Izumi Night Run.

Um dos destaques do dia será a presença do Governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, e do Prefeito do Município, Jeová Moreira da Costa. Ambos participarão da cerimônia de abertura às 19h, no Tauá Grande Hotel, com homenagens aos quatro representantes brasileiros do MTB nos Jogos Sul-Americanos, no Chile: Henrique Avancini, Rubinho Valeriano, Isabella Lacerda e Raiza Goulão. A equipe garantiu três medalhas no evento internacional no final de semana passado.

“Tradicionalmente, o dia anterior ao início da competição é o primeiro com frio na barriga para quem organiza um evento. Quando acordei nesta quinta-feira, deu aquele nervosismo de costume, mas está bem controlado. É inconsciente, mas vai chegando a hora das provas e a ansiedade começa a aparecer. Estamos bem adiantados. Tudo que podíamos fazer antes está feito, então agora é só trabalhar os detalhes como cronometragem, montagem da feira, enfim, pequenas coisas porque a pista está 100% pronta e os ciclistas já realizam os treinos de reconhecimento”, avalia Rogério Bernardes, organizador da CIMTB Levorin.

Diversos ciclistas da Super Elite e Elite Feminina fizeram os treinos iniciais. A competição para ambas as categorias começa nesta sexta-feira, com a primeira etapa do Cross Country por Estágios (XCO), o Contrarrelógio. O formato é uma das novidades de 2014. No masculino, atletas como Rubinho Valeriano (Merida), Ricardo Pscheidt (Trek), Marcelo Cândido e Guilherme Muller, ambos LM/Shimano, treinaram pela manhã. O campeão da CIMTB Levorin 2013, Henrique Avancini (Caloi), treinou à tarde ao lado dos destaques da Elite Feminina como Isabella Lacerda (LM/Shimano), atual campeã, Raiza Goulão (Soul Riders) e as equatorianas Alexandra Serrano e Diana Aldaz. Roberta Stopa foi para a pista logo no início do dia.

Marcelo Cândido (LM/Shimano)

Marcelo Cândido (LM/Shimano)

Experiente em grandes provas, Marcelo Cândido aprovou as principais novidades técnicas da pista. “O Descidão da Dona Beja ficou bem legal. A pista está mais socada, mais firme. Parece que as pedras compactaram bem, então está dando muita velocidade. A curva nova lá embaixo, um paredão de madeira, em que a gente entra e embica certinho ficou espetacular. Gostei muito”, conta. “Outro trecho que está diferente é no quilometro final, a parte que passa pertinho da lagoa. Um trecho de pedra, com um rock garden natural, e uma subidinha. No ano passado quase ninguém conseguia subir, porque estava muito molhado, então os ciclistas tinham que subir carregando a bike. Dessa vez, se o ciclista acertar o tempo e vier no embalo, ele consegue ir direto”, completa Marcelo.

Vice nos Jogos Sul-Americanos em Santiago, do Chile, Rubinho Valeriano tentará neste ano seu quinto título da etapa de Araxá. “A prova será muito intensa, já que são três dias e nós estamos na terceira competição seguida em três semanas. Terei que ter um psicológico bom e uma estratégica correta, para ir bem aqui. Desde 2006 eu participo da Copa Internacional Levorin e vivenciei toda essa evolução daquele ano para cá. A estrutura é muita boa, com uma grande participação de ciclistas, o que mostra o crescimento do Mountain Bike brasileiro, junto com a CIMTB Levorin”, destaca Rubinho.

Jason Howard (UCI) e Rogério Bernardes

Jason Howard (UCI) e Rogério Bernardes

Comissário da UCI reconhece a pista – O comissário esportivo da União Ciclística Internacional (UCI), Jason Howard, chegou a Araxá no início da tarde e já foi conhecer a pista, que tem extensão de 5,8 km e uma elevação que varia de 946 a 1.021 metros de altitude.

Segurança Pública apoia o evento – A organização da Copa Internacional Levorin de MTB definiu, em reunião no Batalhão da Polícia Militar, com às principais autoridades locais, a estrutura de segurança para a etapa de Araxá. Serão quase 150 profissionais de diferentes áreas dando suporte à prova, amparados por uma base especial criada no bairro do Barreiro. Diariamente, o evento contará com 118 jovens do Tiro de Guerra do Exército, além de policiais militares e rodoviários, integrantes do DER de Minas Gerais e do Departamento de Trânsito local.

“O envolvimento das instituições públicas, não só aqui em Araxá, mas em todas as cidades que sediam a CIMTB Levorin, tem tomado proporções grandiosas em função do enorme público que o evento atrai. Assim, a segurança pública, com todos os atores envolvidos, coordenados pela Prefeitura da cidade, tem feito um trabalho exemplar, o que nos dá tranquilidade para realizar a prova”, enaltece Rogério Bernardes.

Programação

Sexta-feira – 21 de março:
10h às 13h50 – Confirmação das inscrições (entrega 2 kg de alimento obrigatório – exceto fubá e sal), entrega de numerais, lacre da bicicleta e credenciamento de apoio dos atletas/equipes
11h – Início do Congresso Técnico com atletas (Super Elite e Elite Feminina) e equipes
14h00 – Largada do Contrarrelógio (XCT) Super Elite e Elite Feminina e em seguida premiação da prova
19h – Abertura simbólica do evento, com a presença do Governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, e do Prefeito do Município, Jeová Moreira da Costa.

Sábado – 22 de março
A partir das 8h30 – Início das duas provas eliminatórias do Short Track da Super Elite
9h30 – Finais do Short Track (XCC) Elite Feminina e Super Elite e em seguida premiação da prova
10h – Abertura da secretaria para confirmação das inscrições e credenciamento de apoio
10h às 17 horas: treino livre XCO (proibido treinar sem numeral e equipamentos de segurança) – trecho usado pelo Short Track (XCC) não estará indisponível para treino durante a competição.
14h – Passeio Ciclístico Sense Bike (Mobilidade, Meio Ambiente e Saúde)
17h45 – Início do Congresso Técnico com atletas e equipes
19h – Largada Pearl Izumi Night Run

Domingo – 23 de março
08h – 1ª Largada – Copa LM de Amadores (todas as categorias exceto Segurança Pública)
10h – 2ª Largada – CIMTB Levorin (Sub-45, Sub-17, Sub-50, PNE, Sub-55, Sub-60, Over-60, Sub-15, Segurança Pública da Copa LM de Amadores + MIRIM
11h – Premiação categorias 1ª Largada Copa de Amadores
12h – 3ª Largada – CIMTB (Júnior, Sub-30, Sub-35, Sub-40)
13h15 – Premiação categorias 2ª Largada CIMTB Levorin + Concurso de Redação e Desenho
14h – 4ª Largada – CIMTB (SUPER ELITE e Elite Feminina)
14h45 – Premiação categorias 3ª Largada CIMTB Levorin
16h15 – Premiação categorias 4ª Largada CIMTB Levorin e em seguida premiação geral XCS

Revista Digital – Novidade em 2014, a Revista Digital da CIMTB Levorin já está no ar. Para ler seu conteúdo, acesse o endereço: cimtb.com.br/clipping/revista/araxa-2014/. Nesta primeira edição você ficará por dentro de tudo que vai rolar na abertura do principal circuito da Mountain Bike da América Latina.

Fan page – Quer acompanhar tudo sobre a Copa Internacional Levorin de Mountain Bike e ainda curtir fotos diferenciadas e vídeos das provas e dos atletas? Acesse a fan page oficial do principal circuito de MTB da América Latina pelo endereço http://www.facebook.com/CIMTB. A CIMTB Levorin também está no Twitter (@CIMTBLevorin) e Instagram (@CIMTB).

A Copa Internacional de Mountain Bike tem patrocínio da Levorin, o pneu oficial da competição. LM Bike, Shimano e Specialized são os co-patrocinadores do evento que comemora a 19ª temporada em 2014. Apoios: Scott, Isapa, ASW, Calypso, Carbo Energy Gel, Vizan e Proshock. Parceiros estratégicos: Prefeitura de Araxá, Copasa e Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Esporte.