Notícias

Geraldo Piquet troca acelerador pelo pedal na CIMTB Levorin em Araxá

A Copa LM Bike de Amadores agitou a tarde de sábado (7) da Copa Internacional Levorin de MTB, em Araxá. Atletas de grande potencial na modalidade se misturaram a ciclistas mais experientes nas trilhas do Tauá Grande Hotel, no Barreiro. Em comum, o amor pela bicicleta. Entre novas e antigas paixões pela “magrela”, um veterano das pistas de automobilismo e sobrenome de campeão do mais nobre esporte a motor. Filho do tricampeão de Fórmula 1 Nelson Piquet, Geraldo Piquet viajou até Minas Gerais para aproveitar a excelente estrutura da CIMTB Levorin e competir na categoria sub-40. E não veio sozinho. Trouxe a família e incentivou a filha Helena, de 7 anos, a competir na categoria mirim.

Piloto de Fórmula Truck, Geraldo começou a pedalar com foco em competição em dezembro de 2012. Aos 35 anos, encarou oito meses de treino para disputar o Brasil Ride, prova de 600 km por trilhas da Chapada Diamantina, na Bahia. “Comecei a pedalar para o projeto de `Zero aos 600’ (uma série com dez vídeos) e disputar o Brasil Ride e não parei mais. Hoje, a bike virou um hobby-esporte e me ajuda na preparação física para o automobilismo”, contou. Curiosamente, o experiente piloto, que começou a correr de carros aos 11 anos de idade, sofreu duas fraturas de clavícula em treino de mountain bike.

Geraldo está em sua segunda Copa Internacional Levorin de MTB. Ano passado, recém-operado da segunda fratura de clavícula, veio a Araxá apenas para assistir. Gostou de toda a estrutura do evento e em 2015 veio competir. “O circuito é muito bom, com duas partes bem técnicas. Depois do Brasil Ride, passei a focar as provas de XCO, de mais explosão. Hoje tenho 37 anos e ainda estou aprendendo, mas adoro pedalar”, afirmou.

E gosta tanto que inscreveu a filha Helena para sua primeira competição de mountain bike. “A Helena aprendeu a pedalar aos 3 anos e logo tirou as rodinhas. As crianças de hoje em dia estão muito paradas, só pensam em videogame. Eu cresci fazendo esporte e quero trazer isso para a minha filha. Ela viria para passear, pelo hotel. Quando vi que tinha a categoria mirim, resolvi inscrever. É uma brincadeira, para incentivar. Se gostar, ótimo. A gente não pode forçar, mas precisa mostrar as opções. E ela é superativa, faz ballet, natação e começou a aulinha de tênis. Vamos ver se algum deles encaixa”, disse. Helena garantiu que gosta mais de bike que videogame. Sobre a estreia em uma competição, antecipou: “Estou só um pouquinho nervosa”.

Copa LM Bike de Amadores – Se no início do sábado os ciclistas das super elites disputaram o SHC (Hors Class por Estágios) da CIMTB Levorin, na tarde foi a vez da Copa LM Bike de Amadores. Sagraram-se campeões da primeira etapa: Alexandre de Paula Ferreira (cadete), Robert Pereira (expert), Raquel Gontijo (feminino over-40), Isabella Ribeiro (feminino sub-40), Jaqueline Leal (júnior feminino), Roberto Gonçalves (máster) e Joel Batista Ribeiro (veterano).

Mais jovem entre os campeões da Copa LM Bike de Amadores, Jaqueline Borba elogiou a competição. “Como todos sabem, a CIMTB Levorin é a maior e melhor competição de mountain bike do Brasil. É muito motivante ver que cada vez mais novas atletas vêm participando das categorias de base do evento. Esse ano subirei de categoria, e espero repetir os feitos na sub-23. Para mim esta prova serviu como uma preparação final para o Campeonato Pan-americano da Colômbia. Fiquei muito feliz com o resultado “, avaliou.

Concurso de redação e desenho – Prefeito de Araxá, Aracely de Paula marcou presença no evento na tarde deste domingo (8). Aracely participou da premiação do Concurso de Redação e Desenho e das categorias da 2ª Largada da CIMTB Levorin. Na redação, a vencedora foi Élida Raphaele Donizete, do 5º ano da escola municipal Manoela Lemos. O desenho vencedor foi o de Diogo Henrique Sousa de Oliveira, do 3º ano da escola municipal Francisco Primo de Melo. Como prêmio, receberam bikes da Houston.

Aracely de Paula elogiou o evento e ressaltou a importância turística. “A ampla divulgação que se dá a Araxá gera, por si, a grande recompensa que a cidade poderia ter. Quero ressaltar também o aspecto econômico, ocupação da nossa rede hoteleira, conhecimento dos países participantes, e mesmo do Brasil, que ainda não conheciam Araxá, passam a ver na cidade uma referência nacional em vários aspectos. O turismo, o urbanístico e também onde tem uma das mais ricas reservas de nióbio do mundo”, destacou Aracely.

“Araxá se sente muito prestigiada. Eu gostaria que este evento em nossa cidade fosse o prenúncio das Olimpíadas que teremos em Rio 2016. Ficamos satisfeitos e a divulgação que se está dando a Araxá realmente nos faz muito feliz. Deixo também meus cumprimentos aos organizadores pelo idealizador da Copa Internacional Levorin de MTB, Rogerio Bernardes. Se de alguma forma a Prefeitura de Araxá está participando, eu gostaria que todos soubessem que isso está sendo feito com muito carinho, com muito orgulho”, complementou o prefeito.

Mirim – Incentivados por pais orgulhosos, meninos e meninas da categoria mirim esbanjaram disposição na pista exclusiva montada para a competição da garotada, na manhã do domingo (8). Independentemente de quem chegou na frente, o importante é o incentivo ao esporte e formação de uma nova geração de bikers.

Patrícia Ferreira da Silva veio de Patos de Minas para assistir seus meninos competir. Além do marido Rogério, que disputa provas de mountain bike há cinco anos, ela seguiu de perto o desempenho dos filhos David, de sete anos, e Hugo, de três. “O David veio para sua terceira participação e o Hugo fez sua estreia. Eles vieram muito animados e o Hugo, apesar de não deixar tirar as rodinhas, porque essa é a segurança dele, não tem medo de encarar a pista”, contou a mãe.

CIMTB Night Run – A corrida de montanha, CIMTB Night Run XC, encerrou a as atividades esportivas na noite de sábado. Antes dos cerca de 300 atletas iniciarem os 5,4 km das trihas de Cross Country, um show de manobras radicais com o bicampeão brasileiro de Bike Trial, Diego Vaz, acompanhado pelo Projeto EVOX Live House trouxeram entretenimento ao público do Grande Hotel.

Com o tempo de 28min47s079, Renato Rossi, de Uberlândia (MG), foi o campeão entre os homens. Completaram o pódio Gabriel Pinheiro, Giovane Camelo, Andre Luiz e Renato Augusto. Também de Uberlândia, Suellen Ferreira venceu o feminino, com a marca de 32min50s355. Campeã em 2014, Marcia Helena de Matos foi a vice-campeã, seguida de Ingrid Tais, Nad Pereira Borges e Franciely Teixeira.

Passeio – O Passeio Ciclístico Sense Bike também garantiu um colorido especial ao CIMTB. Além do agradável passeio pelas belas trilhas do Tauá Grande Hotel, os participantes concorreram a brindes. E foi uma festa para ciclistas de todas as idades. Victor Hugo Silva Nogueira, de 10 anos, começou a andar de bike aos quatro anos e, pelo segundo ano seguido, foi sorteado. “Eu já tinha ganhado pneus e agora ganhei mais dois”, comemorou. Mas os maiores sortudos do dia foram Isabela Faria Januário e Hugo Daniel Santos, ganhadores de uma bicicleta Houston cada um.

Vídeos do Contrarrelógio e Short Track – A videomaker e ciclista Keka Bike gravou as duas primeiras provas das super elites, o Contrarrelógio (sexta-feira) e o Short Track (sábado). Confira os vídeos:

Vídeo do Contrarrelógio (SHC) Contrarrelógio

Vídeo do Short Track (XCC)Short Track

Programação da CIMTB Levorin em Araxá

Domingo – 8 de março:
– 12h: 3ª Largada – CIMTB Levorin (Júnior Masculina, Sub30, Sub35) – Descidão Dona Beja liberado
– 13h15: Premiação categorias 2ª Largada + Concurso Redação, Desenho e Escultura
– 14h: 4ª Largada – CIMTB Levorin (Super Elite Masculina e Feminina) – Descidão Dona Beja liberado
– 14h45: Premiação categorias 3ª Largada
– 16h15: Premiação categorias 4ª Largada e em seguida premiação geral XCS

A Copa Internacional de Mountain Bike comemora a 20ª Edição em 2015. O evento tem patrocínio da Levorin, o pneu oficial da competição, e o co-patrocínio de LM Bike, Shimano, Specialized e Audax.

Atenção – No final da tarde segue nova matéria com os resultados finais da etapa de abertura da 20a. edição da CIMTB Levorin

Mais informações:
site: http://cimtb.com.br/
Facebook: www.facebook.com/CIMTB
Twitter: @CIMTBLevorin
Instagram: @CIMTB

Gustavo Coelho / Ary Pereira Jr. – MTb 23297
E-mails: press@cimtb.com.br