Notícias

Final da Copa do Mundo de XCE – Eliminator 2018 será no Brasil

Esta será a primeira vez que o evento acontecerá na América Latina. CIMTB Levorin será responsável pela organização

Cocuzzi é o atual campeão brasileiro de XCO (Foto: Bruno Fernandes/Noispedala)

A organização da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike (CIMTB Levorin) realizará a final Copa do Mundo de Eliminator (MTB Eliminator World Cup) em 2018. Esta será a primeira vez que o evento acontecerá na América Latina. Em 2017, a Copa do Mundo de Eliminator já teve etapas na Itália, Estados Unidos, Bélgica, Alemanha e ainda terá na Alemanha, Nova Zelândia e Líbano. No Brasil, o evento acontecerá fechando o campeonato em outubro de 2018. O local ainda será definido.

O evento é uma parceria entre a CIMTB Levorin, a União Ciclística Internacional, a Confederação Brasileira de Ciclismo e City Mountain Bike. De acordo com o organizador Rogério Bernardes, a prova é uma oportunidade de valorizar o Brasil e a América Latina.

“Estou muito contente em trazer para o Brasil a grande final da Copa do Mundo de Mountain Bike Eliminator XCE. Será o início de um projeto que vamos trabalhar para ser duradouro e para valorizar o Brasil e América Latina no cenário mundial da modalidade. É um sonho que se inicia e já estamos com muitas ideias para dar a oportunidade de termos disputas de atletas amadores junto com os maiores atletas do mundo. Será uma grande festa para os amantes do ciclismo”, comentou Rogério.

Provas XCE acontece com baterias de quatro atletas a seis atletas (Foto: Bruno Fernandes/Noispedala)

Cross Country Eliminator
O formato de provas XCE acontece com baterias de quatro atletas a seis atletas. Os dois mais rápidos são classificados para a próxima etapa. O número de largadas depende do número de atletas e vai acontecendo até que chegue na bateria final onde serão definidos os campeões no masculino e feminino.

A pista do XCE pode ter uma extensão de 500 metros a um quilômetro, exigindo do atleta força, explosão, coragem, determinação e técnica.

CIMTB Levorin 2017
As inscrições para Congonhas, que acontece entre 18 a 20 de agosto, e São Paulo, que será entre 22 e 24 de setembro, também estão abertas.

Confira o regulamento completo.

A CIMTB Levorin conta pontos para o ranking mundial, da União Ciclística Internacional (UCI), fazendo parte do ciclo Olímpico Tóquio 2020 e também para o ranking Brasileiro, Mineiro e Paulista.

Copa Internacional de Mountain Bike comemora a 22ª Edição em 2017. O evento tem patrocínio da Levorin, o pneu oficial da competição, e Co-Patrocinio da Specialized, Sense Bike e Audax.

Acompanhe tudo de um dos principais eventos do mountain bike mundial pelas redes sociais. Lá você encontrará fotos e vídeos dos atletas e das provas.