Notícias

Feira de Artesanato leva a cultura de Araxá para CIMTB Levorin

imagem: site prefeitura de Araxá

imagem: site prefeitura de Araxá

Quem passar pela Copa Internacional Levorin de Mountain Bike, além de muita adrenalina e emoção, encontrará um pouco da cultura de Araxá na Feira de Artesanato local. A exposição acontece durante a competição, de sexta-feira (4) a domingo (6), nas galerias do Tauá Grande Hotel e contará com a participação de 20 artesãos da cidade. A entrada é gratuita.

São diversas peças artesanais para exposição e vendas feitas com crochê e todos os tipos de bordados, além da tradicional comida mineira. Segundo a secretaria especial de turismo, Regia Côrtes, essa é uma oportunidade para turistas e moradores conhecerem a produção artística local. “Jogos de banho e cozinha, pano de prato, tapetes arraiolo, dentre outros produtos também serão expostos. É um trabalho totalmente manual, o que destaca o talento dos nossos artesãos”, comenta.

A feira, que já é tradicional em Araxá, acontece sempre em altas temporadas (janeiro, julho e dezembro), nos fins de semana, feriados e em eventos realizados no barreiro. Além de movimentar a economia local, a exposição proporciona aos artistas formarem uma rede de contatos, possibilitando comercializar os produtos também em atacado aos visitantes. “É difícil encontrar produtos feitos a mão, então é muito importante valorizarmos a nossa história, cultura e hábitos de cada peça exposta representa”, conclui a secretaria.

O organizador do evento, Rogério Bernardes, ressalta que a CIMTB recebe não só atletas, mas também familiares e o público geral. “Por isso são importantes parcerias como essa e a feira de artesanato é um atrativo a mais”, afirma.