Notícias

Etapa de Araxá é incluída no calendário Junior Events da UCI

Prova da categoria Júnior conta pontos para o ranking mundial. A CIMTB Levorin acontece entre os dias 3 e 5 de março

Julieta foi campeã da UCI Junior Series em São João del-Rei (Foto: Fábio Piva/pivaphoto.com)

Com o objetivo de de incentivar o esporte para as gerações que são base do mountain bike, a CIMTB Levorin busca provas que somam pontos para ranking mundial da categoria Júnior. Assim como São João del-Rei sedia uma etapa da UCI Junior Series, agora Araxá é classificada como Junior Events HC pela União Ciclística Internacional (UCI). Isto significa que os 10 primeiros colocados da categoria Júnior, de 17 e 18 anos, somam pontos para o ranking mundial, sendo que os campeões, do feminino e masculino, somam 20 pontos cada.

A competição que abre a temporada, em Araxá, acontece entre os dias 3 e 5 de março e está com as inscrições abertas. A largada da categoria Júnior é no domingo (5), às 12h. Além dos pontos UCI, os campeões da categoria Júnior também levarão para a casa a premiação em dinheiro. Ao todo, serão R$ 4 mil distribuídos entre os 10 primeiros colocados do masculino e feminino.

A argentina Julieta Sainz, 4º colocada no ranking mundial Júnior, estará em Araxá. Ela foi campeã da UCI Junior Series, em São João del-Rei em 2016 e promete aumentar o nível técnico da disputa. “As competições que somam pontos para a UCI na América do Sul nos fazem ter motivação. Isso faz com que a gente se dedique, pois atrai mais competidores e isso aumenta o nível competitivo. Neste sentido, em Araxá eu busco lutar pelos primeiros lugares e ganhar experiência neste evento que é o mais importante do XCO Sul-americano, pelos participantes, qualidade da organização e grande público”, disse.

Etapa de Araxá acontece entre os dias 3 e 5 de março (Foto: Bruno Senna/CIMTB Levorin)

Outro atleta que promete apertar o pedal nas pistas do Barreiro, é Lucas Sírio (Specialized Racing BR). “Ter uma etapa que soma pontos para ranking Junior da UCI no Brasil é de grande importância, inclusive por acontecer um mês antes do Campeonato Panamericano de MTB, que dá mais chances de somar pontos e alinhar na frente da fila de largada. Outro ponto é que deixa a competição mais disputada e com mais atletas. Espero poder andar entre os primeiros, já que será o último “teste” antes do Panamericano. Gosto muito da pista de XCO de Araxá (MG), por isso optei por competir com minha Specialized Epic Comp HT, pelo estilo de circuito técnico e subidas duras, que já conheço muito bem. Além disso, vou de uniforme, capacete e sapatilhas da linha S-Works 2017!”, afirmou.

Quem também está em busca dos pontos UCI da categoria Júnior, é o atleta André Aikawa (Audax Bike Team). “Quando se trata de uma competição de âmbito internacional, estamos falando do mais alto desempenho de um atleta e para que isso seja alcançado por meios éticos, exige muito tempo, esforço, dedicação e abdicações. A rotina de um Atleta de alto desempenho não está relacionada apenas na realização de treinos diários, e sim, 24h do seu dia voltados para atingir esse patamar”, contou.

Ter a etapa entre os eventos Junior da UCI foi uma solicitação de atletas atendida pelo organizador, Rogério Bernardes. “Para nós é muito gratificante sediar uma prova desta importância para a categoria Júnior. É um investimento na principal categoria de base do mountain bike. Em breve estes atletas estarão se juntando aos melhores do mundo e representado seus países em Jogos Olímpicos”, disse Rogério.

Etapa Araxá
As inscrições para a primeira etapa da CIMTB Levorin estão abertas. O evento acontece entre os dias 3 e 5 de março em Araxá e irá oferecer também a Copa Sense Bike e a Night Run.

Confira o regulamento completo.

A CIMTB Levorin conta pontos para o ranking mundial, da União Ciclística Internacional (UCI), fazendo parte do ciclo Olímpico Tóquio 2020 e também para o ranking Brasileiro, Mineiro e Paulista.

Copa Internacional de Mountain Bike comemora a 22ª Edição em 2017. O evento tem patrocínio da Levorin, o pneu oficial da competição, e Co-Patrocinio da Specialized, Sense Bike e Audax.

Acompanhe tudo de um dos principais eventos do mountain bike mundial pelas redes sociais. Lá você encontrará fotos e vídeos dos atletas e das provas.