Notícias

Em início do ciclo olímpico, Henrique Avancini defende o título da CIMTB Levorin

Avancini exibe troféu da CIMTB Levorin 2013 (Crédito: Bruno Senna/CIMTB)

Avancini exibe troféu da CIMTB Levorin 2013 (Crédito: Bruno Senna/CIMTB)

Um dos principais nomes do Mountain Bike XCO (Cross Country Olímpico) do Brasil, Henrique Avancini definiu seu planejamento rumo aos Jogos Olímpicos Rio-2016. O ciclista de 24 anos, de Petrópolis (RJ) e que ocupa atualmente a melhor posição de um atleta brasileiro no ranking mundial, 15º lugar, vai disputar o maior número possível de competições internacionais para ganhar experiência e somar pontos, porém sem deixar de comparecer às provas no Brasil. A Copa Internacional Levorin de MTB, principal circuito de Moutain Bike da América Latina, está entre suas prioridades, uma vez que o circuito distribuirá 230 pontos para o ranking da UCI neste ano, em três das quatro etapas da temporada.

“Em 2014 teremos Araxá (MG), São João del-Rei (MG) e São Roque (SP) distribuindo pontos da UCI para o Cross Country Olímpico. Iniciei a temporada com 836 pontos. Deste total, 170 pontos vieram da CIMTB Levorin, o que dá uma real noção da importância do peso da Copa para a classificação do País para os Jogos Olímpicos do Rio”, destaca Henrique Avancini, da equipe Caloi. A definição dos participantes nas Olimpíadas é feita pelo ranking das confederações. Os países mais bem pontuados garantem participação e, de acordo com as colocações de seus atletas, mais de uma vaga pode ser aberta por nação.

As duas primeiras etapas, Araxá entre 21 e 23 de março, e São João del-Rei nos dias 17 e 18 de maio, fazem parte dos planos do atleta no primeiro semestre. “Cada temporada tem um desenrolar diferente. Como neste ano terei muitos compromissos no exterior, acabo sendo obrigado a sacrificar algumas provas no Brasil. Vamos ver como as coisas andam passo a passo. Em Araxá, estarei em fase final de preparação para o Campeonato Pan-Americano e vou querer testar as pernas. Espero vencer na terra da Dona Beja. São João del-Rei também será uma etapa onde darei atenção ao XCO. Vou analisar o rendimento após essas duas etapas e conforme os resultados, decidirei se vou defender meu título”, avalia Avancini que está na Espanha disputando o Andalucía Bike Race.

Avancini lidera pelotão em Sauipe, em 2013 (Crédito: Bruno Senna/CIMTB)

Avancini lidera pelotão em Sauipe, em 2013 (Crédito: Bruno Senna/CIMTB)

A trajetória de Henrique Avancini na CIMTB Levorin mostra o quanto um atleta pode triunfar se tiver determinação e foco. A jovem promessa conquistou os títulos em todas as categorias que participou, desde a Sub-15 até a Superelite. “Completar essa jornada foi algo muito satisfatório. Em 2013, quando venci a Superelite, a sensação de olhar pra trás e lembrar de todo o caminho percorrido foi muito gratificante. A última edição da CIMTB Levorin foi a mais difícil, pois corremos Cross-Country Olímpico, Maratona, Eliminator, Up-Hill e uma prova por etapas. O circuito foi realizado em cinco etapas, de março a outubro. Foi difícil manter a regularidade em todas as variáveis de provas por tanto tempo. A vitória ficou com o ciclista mais completo, que felizmente fui eu”.

Em Araxá, os ciclistas da Superelite e Elite Feminina competem no formato XCS Classe 1, ou seja, a prova terá três estágios em dias distintos: Contra-Relógio no primeiro, seguido por Short Track (pista curta) e Cross Country Olímpico, que encerra a competição no domingo (23). Os atletas das demais categorias competirão no tradicional XCO, com treino no sábado e provas no domingo a partir das 8h. São esperados cerca de 1.300 ciclistas entre brasileiros e estrangeiros. Uma semana depois será disputado em Barbacena o Pan-Americano, o que reforça a importância da etapa de abertura da CIMTB Levorin.

Credenciamento de imprensa – A organização da Copa Internacional Levorin de MTB abre credenciamento de imprensa para a cobertura da abertura do principal circuito de Mountain Bike da América Latina. Os jornalistas interessados em acompanhar os três dias de atividades em Araxá, entre 21 e 23 de março, devem formalizar o interesse até sexta-feira (11/3), pelo e-mail press@cimtb.com.br, com as seguintes informações:

Nome:
E-mail:
Telefone:
Veículo de comunicação:
Cidade:
Função:

Confira vídeo da CIMTB Levorin Clique aqui e assista o vídeo de 1min44 da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike com belas imagens da temporada passada.

A Copa Internacional de Mountain Bike tem patrocínio da Levorin, o pneu oficial da competição. LM Bike, Shimano e Specialized são os co-patrocinadores do evento que comemora a 19ª edição em 2014.

Twitter: @copamtboficial

Fanpage no Facebook: www.facebook.com/cimtb

Gustavo Coelho / Ary Pereira Jr. – MTb 23297
e-mails: gustavo@zdl.com.br – ary@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Claro: 11 9.8457-9699
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica e no facebook ZDL Comunicação