Notícias

Em busca de pontos para vagas nos Jogos 2016, Seleção Argentina confirma presença em Araxá

Dario Alejandro Gasco

Dario Alejandro Gasco

A Copa Internacional Levorin de Mountain Bike está crescendo a cada ano. Mas 2016 será especial para a etapa de Araxá, que acontece entre os dias 4 e 6 de março. Isso porque, este será o segundo ano que a temporada da CIMTB Levorin abre com a classificação SHC ou Stage Race Hors Class, grau concedido pela União Ciclística Internacional (UCI). Com isso, a etapa soma até 160 pontos no ranking mundial da UCI aos campeões, fazendo com que atletas de todas as partes do mundo compareça ao evento em busca de pontos para garantir a classificação nos Jogos Olímpicos 2016, no Rio de Janeiro.

A Seleção Argentina já confirmou presença. Apesar dos argentinos sempre comparecerem na disputa, esta será a primeira vez que toda equipe, ao todo são 12 atletas, comparecerá a Araxá. O técnico da seleção, Fernando Castro, explicou que a escolha se deve ao nível técnico e à organização do evento “É uma competição com experiência, boa organização e também um alto nível de corredores, que nos ajuda a competir com o nível de nossos atletas em busca de bons resultados”, ressaltou.

Como técnico, Fernando escolheu trazer atletas profissionais, que já estão próximos da classificação da vaga no Jogos 2016, e também corredores da categoria Sub-23 que estão em busca de experiência. “Temos grandes atletas, como Catriel Soto, medalha de prata em Toronto 2015, e Agustina Apaza, que certamente pode competir por um lugar no pódio com Dario Gasco. Também irão jovens da categoria Sub-23 para começar a ter experiências em competições internacionais”, afirmou.

E assim como outras grandes equipes, Castro não esconde o principal objetivo da Seleção Argentina em Araxá: a classificação para os Jogos Olímpicos 2016. “O grupo masculino está bem posicionados no ranking da UCI, mas a situação das mulheres é um pouco mais complicada. Porém, os pontos da CIMTB Levorin são fundamentais para alcançarmos o objetivo. A parte boa é que temos a oportunidade de poder ter uma competição SHC no nosso continente. Isso facilita viagens, já que a maioria desse tipo de evento é na Europa”, explicou.

Atualmente a Argentina está em 19º no ranking masculino da UCI. Já as mulheres compõe o 25º lugar. Segundo Castro, Brasil e Colômbia são grandes adversários. “O nível de competição é muito alto, e os corretores Brasil também são muito profissionais. Será um grande desafio para a equipe da Argentina, mas temos condições de buscarmos as primeiras posições. A Colômbia também é um país muito forte no mountain bike”, finalizou.

O atleta Dario Gasco participa da CIMTB Levorin desde 2005, quando tinha 18 anos e este ano também vai marcar presença na Elite Masculina. “Como integrante da Seleção argentina, escolho a CIMTB Levorin porque tem um grande nível de atletas, fornece pontos para a UCI e todos os anos somos convidados e bem recebidos pelo a organização, que é impecável, e que, graças a isso, podemos sempre atletas mais jovens do nosso país”, afirmou.

O organizador da CIMTB Levorin, Rogério Bernardes, afirma que receber os atletas argentinos em busca do sonho Olímpico é uma satisfação. “Os argentinos estão competindo conosco há 13 anos e fizemos ótimas amizades. É sempre um prazer recebê-los”, comentou.

Classificação Olímpica do Mountain Bike

Ao todo, os homens terão direito a 50 vagas, sendo que 41 delas serão conquistadas através do ranking da UCI e serão divididas da seguinte forma. Os 23 melhores países colocados no ranking mundial se classificarão para o mountain bike nos Jogos 2016, sendo que, os cinco melhores terão três vagas cada um, os países entre o sexto e 13º lugar conquistarão duas vagas, já aqueles que ficarem entre o 14º e 23º terão uma vaga cada.

Ao grupo feminino serão destinadas 30 vagas, sendo que 25 delas sairão do ranking da UCI. Os oito primeiros países terão direito a duas atletas cada e os nove seguintes, um representante cada. As outras vagas, tanto do feminino quanto do masculino, serão preenchidas através de campeonatos continentais.

Credenciamento de imprensa
Para credenciar a imprensa para a cobertura do evento, que será entre os dias 4 e 6 de março, em Araxá, os jornalistas interessados devem encaminhar um e-mail para press@cimtb.com.br até o dia 3 de março com as seguintes informações:
Nome:
E-mail:
Telefone:
Veículo de comunicação:
Cidade:
Função:
Período:

A Copa Internacional de Mountain Bike comemora a 21ª Edição em 2016. O evento tem patrocínio da Levorin, o pneu oficial da competição e Co-Patrocinio da Audax.

Acompanhe tudo de um dos principais eventos do mountain bike mundial pela fanpage www.facebook.com/CIMTB . Nas redes sociais você poderá encontrar fotos e vídeos dos atletas e das provas.