Notícias

Eliminator terá pontuação no ranking mundial pela primeira vez em São João del-Rei

O tradicional Sprint Eliminator (XCE), realizado nas etapas da Copa Internacional Levorin de MTB em que há o Cross Country Olímpico (XCO) como formato principal, traz novidades em São João del-Rei. A segunda etapa do principal circuito de Mountain Bike da América Latina, entre 16 e 18 de maio, terá pela primeira vez o XCE pontuando no ranking da UCI (União Ciclística Internacional), com dez pontos para os campeões da Super Elite e Elite feminina. Além disso, a pista desta temporada mudará de lugar. Deixará de ser realizada no entorno da Igreja São Francisco de Assis e vai para o Campus Tancredo Neves da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

O Eliminator consiste em baterias com quatro ciclistas, em que os dois melhores colocados passam de fase, até chegarem à final, enquanto os outros dois são eliminados, conforme o próprio nome da prova. “Este ano o XCE será na UFSJ e terá a mesma largada do XCO da CIMTB Levorin, na pista de atletismo. O visual para o público será diferenciado, pois poderá ver toda a pista e suas disputas emocionantes”, afirma Rogério Bernardes, organizador da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike.

“Este ano não estaremos com o Eliminator na Igreja São Francisco de Assis, no centro histórico da cidade, mas prometemos que em 2015 voltaremos com um evento ainda maior e melhor. Mesmo com a mudança de local, quero agradecer à Venerável Ordem Terceira de São Francisco, o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e à Prefeitura Municipal, que já haviam autorizado a realização do Sprint Eliminator. Esperamos fazer a transmissão ao vivo pela TV novamente no próximo ano, porque o local é maravilhoso”, completa Rogério.

Na sexta-feira (16) será realizada a tomada de tempo para definição dos finalistas do Sprint Eliminator. Enquanto no masculino os 16 melhores participam das quartas de final no sábado, no feminino as oito melhores ciclistas avançam às semifinais. As chaves finais serão realizadas a partir das 9h. Logo após o término do Eliminator, o trecho da pista utilizado para as finais estará livre para treinamento do Cross Country Olímpico em todas as categorias até às 17h.

O congresso técnico será logo em seguida, às 17h45, e a corrida noturna CIMTB Pearl Izumi Night Run encerra o segundo dia de atividades, às 19h. No domingo (18) serão realizadas as quatro largadas do XCO, que contarão 60 pontos para os campeões no ranking mundial. Às 8h o dia inicia-se com a Copa LM Bike de Amadores, a segunda e terceira largada serão às 10h e às 12h, respectivamente, e a última às 14h, com Super Elite e Elite feminina.

Prova também valerá como Campeonato Mineiro de XCE – Outra novidade está relacionada a realização do Sprint Eliminator. Pela primeira vez na história do ciclismo mineiro o XCE também será válido como Campeonato Mineiro da modalidade. “Além de termos o XCE contando pontos de forma inédita no ranking mundial da UCI, como Classe 3, a prova será válida pelo Campeonato Mineiro de XCE. Teremos para esta modalidade oficial os campeões mineiros. O Eliminator é muito interessante, porque privilegia a explosão física e as disputas são emocionantes, em um circuito bem curto”, conta Rogério Bernardes.

Programação oficial em São João del-Rei:

Sexta – 16 de maio
13h às 14h: Treino livre XCE – Eliminator na UFSJ (proibido treinar sem equipamentos de segurança)
14h: Tomada de tempo do XCE

Sábado – 17 de maio
9h: Finais do XCE – Eliminator na UFSJ e em seguida premiação da prova
10h: Abertura da secretaria para confirmação das inscrições e credenciamento de apoio
10h às 17h: Treino livre XCO (proibido treinar sem numeral e equipamentos de segurança) – trecho usado pelo XCE – Eliminator estará indisponível para treino durante a competição.
14h: Passeio Ciclístico Sense Bike (Mobilidade, Meio Ambiente e Saúde) saindo da Ophicina Bike Shop
17h45: Congresso Técnico com atletas e equipes
19h: Largada da CIMTB Pearl Izumi Night Run

Domingo – 18 de maio 
08h: 1ª Largada – Copa LM BIKE de Amadores (exceto Segurança Pública + JÚNIOR FEMININO)
10h: 2ª Largada – CIMTB Levorin (Sub-45, Sub-17, Sub-50, PNE, Sub-55, Sub-60, Over-60, Segurança Pública (Copa LM BIKE de Amadores) e Sub-15) + MIRIM (PISTA EXCLUSIVA)
11h: Premiação das categorias da 1a Largada
12h: 3ª Largada – CIMTB Levorin (Júnior, Sub-30, Sub-35, Sub-40)
13h15: Premiação das categorias da 2ª Largada + Concurso de Redação e Desenho
14h: 4a Largada – CIMTB Levorin (Super Elite e Elite feminina)
14h45: Premiação das categorias da 3ª Largada
16h15: Premiação das categorias da 4ª Largada

Resultados oficiais – Todos os resultados finais, das 23 categorias realizadas em Araxá, podem ser encontrados no site oficial da CIMTB Levorin no endereço:

http://cimtb.com.br/a-copa/resultados/resultados-2014/

Fotos da CIMTB Levorin em Araxá – As fotos dos três dias de competição estão disponíveis no Flicker oficial: http://flickr.com/photos/cimtb/sets/

Fan page – Quer acompanhar tudo sobre a Copa Internacional Levorin de Mountain Bike e ainda curtir fotos diferenciadas e vídeos das provas e dos atletas? Acesse a fan page oficial do principal circuito de MTB da América Latina pelo endereço http://www.facebook.com/CIMTB. A CIMTB Levorin também está no Twitter (@CIMTBLevorin) e Instagram (@CIMTB).

Mais informações no site http://cimtb.com.br/

Fanpage no Facebook: www.facebook.com/CIMTB 

Twitter: @CIMTBLevorin

Instagram: @CIMTB

Gustavo Coelho / Ary Pereira Jr. – MTb 23297
E-mails: press@cimtb.com.br
Tel: 11 32855911 / Claro: 11 9.8457-9699
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica e no facebook ZDL Comunicação