Notícias

Copa Internacional Levorin de MTB faz prova inédita do Circuito UCI, em Congonhas

Largada em 2013 (Crédito: Bruno Senna / CIMTB)

Largada em 2013 (Crédito: Bruno Senna / CIMTB)

As inovações não pararam por parte da organização da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike na temporada de 2014. Em Congonhas, cidade que recebe a terceira etapa do principal circuito de MTB da América Latina, mais uma novidade está confirmada: pela primeira vez na história do País uma prova da UCI Marathon Series será realizada em solo brasileiro. Entre 15 e 17 de agosto, a “Cidade dos Profetas” sediará uma das 26 provas anuais da competição internacional de Cross Country Marathon (XCM).

“Para nós da CIMTB Levorin, é um reconhecimento e um prêmio, por ser a etapa de Congonha há 11 anos a maior prova de MTB do País. Este ano aumentamos o número de vagas para 1.500 inscritos, em razão deste ineditismo”, vibra Rogério Bernardes, organizador da Copa Internacional Levorin de MTB. “Será uma grande responsabilidade. Quando trabalhamos, em cada etapa de montagem de todo o ‘circo’, pensamos como funcionará cada detalhe no dia da prova para atletas, público, imprensa, visando satisfação de todos e também do comissário da UCI, que avalia a prova. No final, já iniciamos o planejamento do ano seguinte avaliando o que deu certo e o que se pode melhorar”, completa Rogério.

A etapa de Congonhas da CIMTB Levorin será a 11ª da temporada e primeira em países da América. Além da cidade história barroca de Minas Gerais, mais cinco etapas serão realizada no continente americano. Três serão no Chile, uma argentina e outra no México. Das outras 20 etapas do circuito, 17 delas são realizadas na Europa, duas na África (ambas na África do Sul) e uma na Ásia (Malásia).

“A cada ano a etapa de Congonhas se supera em todos os sentidos. Acho que teremos procura tão grande quanto nos últimos anos e estamos planejando nossa infraestrutura para isso. Além de ciclistas do Brasil, deveremos ter estrangeiros de diversos países. Por ser a primeira vez que realizamos uma prova da UCI Marathon Series, será um grande aprendizado para nós e estaremos de braços abertos para atletas de todo o mundo”, destaca Rogério Bernardes.

Comissário da União Ciclística Internacional (UCI) em Congonhas, Felipe Cunha de Almeida elogia a novidade e aponta os pontos positivos da iniciativa. “É um passo a frente. Provas como essa geram um intercâmbio mais forte com atletas estrangeiros de ponta, e assim ‘puxando o ritmo’ do nosso pelotão. Esses eventos, além do intercâmbio, trazem novos olhares para o MTB brasileiro, nos colocam na pauta da mídia estrangeira e criam um novo pico na temporada brasileira”, avalia Felipe. “A capacidade de organização da CIMTB já vem sendo comentada há muitas anos entre os comissários UCI, as provas tem uma qualidade muito boa e a equipe de trabalho é excelente e muito experiente”, completa.

A programação em Congonhas começa na sexta-feira (15), com a realização do Desafio da Ladeira a partir das 20h. Com o formato de Uphill (aposto ao Downhill), ganha o ciclista que conseguir completar a subida antes dos adversários. O formato é tradicional na “Cidade dos Profetas”, pela característica da geografia local, em que os ciclistas terão de pedalar por pedras-sabão totalmente lisas e irregulares, o que diminui a aderência dos pneus.

No domingo, a largada da CIMTB Levorin, bem como da Copa LM Bike de Amadores, será realizada a partir das 9h25 com intervalos entre categorias. Os ciclistas terão tempo limite de 4h30 após o horário de largada, para chegada até o ponto determinado pela organização durante o percurso, a área de apoio no Alto do Maranhão, em Congonhas. Todos os atletas que chegarem a partir deste horário estarão desclassificados e não poderão seguir adiante no restante da pista.

Revista Digital da CIMTB Levorin – Está disponível no site oficial da prova a Revista Digital de Congonhas, com as principais novidades da etapa, além das belas fotos de São João del-Rei e um balanço completo do que rolou na cidade “Onde os Sinos Falam”. Destaque ainda para os líderes das 22 categorias da competição. Para ler o conteúdo, basta acessar o endereço:http://cimtb.com.br/clipping/revista/congonhas-2014/ ou clicar aqui

Inscrições abertas – As inscrições para a etapa de Congonhas (MG) seguem abertas. São esperados 1.500 ciclistas que participarão da CIMTB Levorin, na Maratona (XCM) e Desafio da Ladeira (Uphill), e também da Copa LM Bike de Amadores. Para garantir vaga, basta acessar o no site www.cimtb.com.br. A Maratona terá valor promocional até 15 dias antes da prova, 3 de agosto: CIMTB Levorin R$ 106,00 e Copa LM Bike de Amadores a R$ 60,00. Após esse período, de 4 a 11 de agosto (último dia), o valor dobra para ambas os casos.

Confirmação das inscrições antecipada – Diferentemente das outras etapas da CIMTB Levorin, quando a confirmação dos inscritos é realizada nos dias da prova, para Congonhas o processo é antecipado. Devido à grande procura e visando facilitar para os atletas, o processo poderá ser feito em Belo Horizonte, nos dias 11 e 12 de agosto (segunda e terça antes do evento), das 14h às 20h, na loja NEREA.

A loja fica localizada na Rua Francisco Deslandes, 1018, (Bairro Anchieta / Telefone 031 3225-5721). No quarteirão abaixo da loja existe o Shopping Anchieta com estacionamento e supermercado para comprar os 2 kg de alimento (caso esqueçam de levar na confirmação). Porém, quem não antecipar, pode confirmar a inscrição na secretaria do evento em Congonhas no sábado ou domingo (16 e 17) antes da largada, o que não é recomendado para não perder a largada em função das filas.

Drone virtual permite visualizar pista de Congonhas – Está disponível no site oficial da CIMTB Levorin o drone virtual, que permite a visualização da maratona em Congonhas. São quatro distâncias distintas: Super Elite (67 km), Elite (57 km), Amadores (38 km) e Reduzido (33 km). Para fazer o passeio, basta acessar o endereço:http://cimtb.com.br/etapas/uci-mtb-marathon-series-xcm-congonhas/.

A Copa Internacional de Mountain Bike tem patrocínio da Levorin, o pneu oficial da competição. LM Bike, Shimano e Specialized são os co-patrocinadores do evento que comemora a 19ª edição em 2014.

Fan page – Quer acompanhar tudo sobre a Copa Internacional Levorin de Mountain Bike e ainda curtir fotos diferenciadas e vídeos das provas e dos atletas? Acesse a fan page oficial do principal circuito de MTB da América Latina pelo endereçohttp://www.facebook.com/CIMTB. A CIMTB Levorin também está no Twitter (@CIMTBLevorin) e Instagram (@CIMTB).

Fanpage no Facebook: www.facebook.com/CIMTB

Twitter: @CIMTBLevorin

Instagram: @CIMTB