Notícias

Copa Internacional de Mountain Bike: história de sucesso e parceria sólida e longeva à vista com Divinópolis

Em 2012 a Copa Internacional de Mountain Bike completa 17 anos dedicados a produzir eventos com qualidade e excelência. Neste longo caminho traçamos uma meta focada na inovação e no atendimento às necessidades do mercado, sempre acompanhando o que existe de mais moderno no segmento mundial e, muitas vezes, sugerindo ações de vanguarda, como a transmissão ao vivo pela internet em 2009 e o Short Track 2010 e 2011, transmitido ao vivo pela afiliada da TV Globo durante 1 hora e 30 minutos para 4 milhões de pessoas. Em 2012, a parceria com a TV se repetirá em Divinópolis e o evento de Sprint Eliminator com a Copa Internacional  terá cobertura total, expondo ainda mais o potencial da cidade em receber e produzir eventos de qualidade e rentabilidade econômica. Confira o vídeo abaixo da última etapa em São Lourenço e vejam como a Copa agitou a cidade.

Desde a primeira edição em 1996 na Fazenda Sossego, localizada em Carandaí, MG, trabalhamos com o objetivo de unir o Mountain Bike ao Turismo, proporcionando ao público, atletas e acompanhantes uma infraestrutura diferenciada em hospedagem, alimentação e segurança durante as provas. Os resultados fizeram com que a Copa Internacional fosse reconhecida em todo o país e no exterior, pela sua qualidade na organização e por ser um meio de comunicação direto dos patrocinadores com atletas e público consumidor, através da mídia e do evento, além de alavancar a economia em suas cidades sede. E os atletas da cidade já compraram a ideia vencedora do evento como pode ser conferido aqui.

A cidade é um dos maiores polos produtores de moda de Minas Gerais e do país. Crédito: divulgação

 


Em 2008 tivemos duas das três etapas da Copa como seletiva para as Olimpíadas, sempre recebemos elogios dos comissários internacionais da UCI, batemos recordes de número de atletas em provas no Brasil (cross country em Araxá com mais de 1000 atletas e maratona em Congonhas com cerca de 1300 atletas), entre outras conquistas. Em 2010 abrimos a contagem de pontos para o Ciclo Olímpico para a Olimpíada de Londres 2012, e em 2011, as etapas foram seletivas para o Panamericano do México. Em 2012 a importância da CIMTB está ainda maior com mais uma seletiva olímpica na etapas de Araxá e São Lourenço, contabilizando mais de 2000 atletas inscritos do Brasil e estrangeiros. Pesquisas de opinião com atletas mostram que a Copa Internacional é a maior referência do mountain bike brasileiro e sul-americano, sendo considerada a melhor competição de mountain bike do Brasil por 94% dos entrevistados. A imprensa especializada tem mostrado a importância do evento para a evolução do ciclismo no Brasil e os resultados comprovam isso. Em suma, um evento que realmente vale a pena, para atletas, patrocinadores, equipe organizadora, para as cidades que o recebem, para o esporte.

Para 2012 estamos alcançando o objetivo principal de repetir a fórmula de sucesso dos anos anteriores, superar os resultados e buscar sempre a melhoria contínua de todos os detalhes da organização. As palavras de ordem continuam sendo a inovação e a qualidade em busca da superação dos limites e excelência em um campeonato válido pelo ranking mundial. E, neste primeiro ano de disputa da Copa Internacional, único evento reconhecido pela União Ciclística Internacional como classe 1 em todo o continente sul-americano, temos o prazer de trazer o que há de melhor entre competidores, parceiros, tecnologia de ponta para a prática do esporte e certamente uma forma saudável de entreter, interagir e reconhecer a importância de cidades como Divinópolis como grandes polos econômico e esportivo do estado que possui o segundo maior PIB nacional.