Notícias

Confira dicas para prova de Congonhas

Congonhas 2013 - Bruno Senna

(Crédito: Bruno Senna/CIMTB Levorin)

As feras do mountain bike se preparam para fechar com chave de ouro a temporada da CIMTB Levorin. A etapa que acontece em Congonhas entre os dias 18 e 20 de novembro guarda desafios para aqueles que irão competir o percurso de 60 km e para aqueles que pedalarão 40 km.

Para que tudo ocorra bem, a CIMTB Levorin dá dicas para que o atleta faça uma prova sem grandes imprevistos e que tenha a satisfação de correr na maior maratona de mtb do Brasil.

Trânsito no percurso
Os atletas precisam ter muito cuidado durante o trajeto, pois em muitos trechos do percurso existe tráfego de automóveis. Por isso, é indispensável que todos os bikers tenham atenção com o trânsito e trafeguem somente pela direita. O respeito às leis de trânsito é uma das obrigações dos atletas em provas no formato maratona.

IMPORTANTE: As placas de MUITO PERIGOSO! DEVAGAR estarão sinalizando os “mata-burros” durante o percurso, que são comuns na região.

Hidratação e alimentação para a prova
É necessário que os atletas levem água. Apesar dos quatro pontos de água durante a prova, a hidratação e a reposição energética são fundamentais para garantir o bom desempenho do atleta.

Meio ambiente e atletas
É importante que o atleta tenha consciência com o meio ambiente. Não é permitido jogar lixo no chão. O atleta que for flagrado jogando lixo na pista será punido pela direção da prova. A organização lembra que é permitido jogar lixo nos pontos de água.

Área de apoio e apoio aos atletas
O atleta que receber apoio fora da área determinada será desclassificado imediatamente. Caso um atleta ajude um colega, a desclassificação é imediata para os dois. Na categoria de dupla a ajuda entre os atletas da dupla é permitida.

 

(Crédito: Álvaro Perazzoli/Agência Laborazzoli)

(Crédito: Álvaro Perazzoli/Agência Laborazzoli)

Comunicação na pista e câmeras
Não é permitido nenhum tipo de comunicação de rádio ou celular entre os atletas e entre atletas e suas respectivas equipes. O atleta que estiver se comunicando será desclassificado. Não é permitido, também, o uso de fones de ouvido e câmeras no capacete ou bike na prova.

 

Apoio mecânico
Haverão duas áreas de apoio mecânico da organização próximos do PC 10 e PC 42. O apoio mecânico das equipes deve ser feito somente na área de apoio localizada no ALTO DO MARANHÃO. Na área de apoio o reparo pela equipe ou pessoas credenciadas .

Resgate de atletas no percurso
Em caso de desistência recomendamos que o atleta fique próximo a uma pessoa da organização para que o resgate seja providenciado.

Largada e tempo de prova
No sábado, o início das largadas está marcado para as 15h00. A prova será encerrada às 17h30 na área de apoio no ALTO DO MARANHÃO. Todos os atletas que chegarem a partir deste horário serão cortados e devem abandonar a prova. Neste link você encontra a programação completa das largadas. No domingo o horário de corte é 12h30 também no ALTO DO MARANHÃO.

Cronometragem
Como todos os atletas estão com chip na placa, está programado a ativação do chip quando passarem pelo pórtico na largada. Os atletas que não passarem pelo pórtico na largada (quiser sair mais adiante como já aconteceu com alguns) será automaticamente desclassificado. Outro importante local é o controle de passagem na pista. Teremos este controle em pontos estratégicos da pista e o atleta que pensar em sair do trajeto demarcado será desclassificado automaticamente se não tiver esta marcação.

Premiação
Os 10 primeiros colocados de todas as categorias ganharão medalhas e os cinco primeiros também levarão produtos dos patrocinadores. Fiquem atentos à premiação: no sábado será a partir das 18h30 e no domingo às 14h30. Os atletas que não estiverem no pódio perderão o prêmio e a medalha. Todos que completarem a prova ganharão medalha de participação.

 

15004663649_41078e7606_k

(Crédito: Bruno Senna/CIMTB Levorin)

Numerais e chips dos atletas (costal e bike) – IMPORTANTE
O atleta receberá o numeral com chip instalado e o costal. Cada atleta será responsável pelo numeral da sua bicicleta durante a prova. Se ele sair da bike o atleta deve leva-lo consigo durante a competição pois o chip é que fará a cronometragem na chegada. Lembre-se: o atleta que estiver sem o numeral na bike será desclassificado imediatamente. Os numerais serão recolhidos e devem ser devolvido após a bandeirada de chegada.

 

Entrada nos bolsões de largada – IMPORTANTE
Depois de confirmar a inscrição na secretaria do evento (que pode ser em BH ou Congonhas – veja programação no regulamento), o atleta deve se dirigir a entrada do bolsão referente à sua categoria. Todos os bolsões estarão identificados. Recomendamos que não deixem para a última hora, pois não há atraso. O atleta que alinhar na categoria errada e largar, será desclassificado.

Categorias CIMTB Levorin que farão percurso menor – IMPORTANTE
As categorias Júnior, Sub-17, Over-60, Sub-60, Pára-desportista e Sub-15 farão o percurso de 40 km, junto com os amadores.  As outras categorias da CIMTB farão o percurso de 60 km. Fiquem atentos!

Alinhamento dos 15 primeiros no bolsão de largada
Os atletas que estiverem entre os 15 primeiros colocados de cada categoria devem se identificar na entrada do bolsão ao responsável e se posicionar na linha de frente da categoria. O atleta que não estiver no momento da chamada poderá perder o direito de alinhamento. Nas categorias Super Elite Masculina e Feminina (Elite e Sub23) o alinhamento será feito pelo comissário da UCI/CBC utilizando o ranking Internacional. Em cada bolsão teremos a lista fixada para os atletas conferirem.

Ducha para atletas e lava-bike
A organização instala todos os anos várias duchas para os atletas atrás da Romaria. Essas duchas são simples e tem a função auxiliar para o atleta lavar a sujeira superficial da prova. Os lava-bikes serão instalados próximo das duchas.

Local da feira e banheiros
Com o término das obras na Alameda a feira e a premiado voltarão para dentro da Romaria. Lá teremos banheiros químicos mas os banheiros ao lado do Salão Paroquial, que fica próximo da largada, possuem ótimo banheiros e bebedouros. .

A CIMTB Levorin conta pontos para os seguintes rankings: União Ciclística Internacional, Confederação Brasileira de Ciclismo e Federação Mineira de Ciclismo.

A Copa Internacional de Mountain Bike comemora a 21ª Edição em 2016. O evento tem patrocínio da Levorin, o pneu oficial da competição, e Co-Patrocinio da Audax.

Acompanhe tudo de um dos principais eventos do mountain bike mundial pelas redes sociais. Lá você poderá encontrar fotos e vídeos dos atletas e das provas.

Assessoria de Imprensa
Maritza Borges
press@cimtb.com.br
Tel: 34 9.9986-2851