Notícias

Confira as dicas da CIMTB para ter um bom desempenho em Congonhas

As feras do MTB têm um grande desafio pela frente: pedalar por 57 quilômetros na quarta etapa da Copa Internacional Levorin de mountain bike. A galera da Copa Amadores vai suar um pouco menos, afinal o circuito é um pouco menor, 38 quilômetros.

A organização da CIMTB selecionou dicas para quem deseja ter um bom desempenho e ainda levar pra casa aquela sensação de dever cumprido, além da satisfação em participar de um prova de maratona no maior evento de mountain bike da América do Sul.

cimtb.brunnosenna

O trânsito no percurso

Os atletas precisam ter um cuidado especial durante o trajeto da maratona. Em muitos trechos do percurso existe tráfego de automóveis. Por isso, é indispensável que todos os atletas tenham atenção com o trânsito e trafeguem somente pela direita. O respeito às leis de trânsito é uma das obrigações dos atletas em provas no formato maratona.

IMPORTANTE: As placas de MUITO PERIGOSO! DEVAGAR estarão sinalizando os “mata-burros” que são bastante comuns na região durante o percurso.

Hidratação e alimentação para a prova

Aconselhamos que os atletas levem água para hidratação, apesar dos quatro pontos da organização na pista. A hidratação e reposição energética são fundamentais para garantir o bem estar do atleta.

Meio ambiente e os atletas

A organização pede para os atletas terem consciência ecológica e não jogarem nenhum tipo de lixo no chão. Nos pontos de água espalhados pelo percurso é permitido jogar lixo. O atleta que for flagrado jogando lixo na pista será punido pela direção de prova.

Controle de passagem no percurso

Teremos dois controles de passagem no percurso. O atleta terá que parar e colocar o pé no chão para receber a marcação. Só serão marcados aqueles que respeitarem o procedimento. Quem não receber a marcação será desclassificado.

Categorias DUPLAS – vejam as categorias no regulamento

Os atletas das categorias duplas não precisam estar juntos nos controles de passagem e na chegada. Porém, o tempo será marcado quando o segundo atleta passar.

Área de apoio e apoio aos atletas

O atleta que receber apoio fora da área determinada será desclassificado imediatamente. Caso um atleta ajude um colega, a desclassificação é imediata para os dois. Na categoria de dupla a ajuda entre os atletas da dupla é permitida.

Comunicação na pista e câmeras

Não é permitido nenhum tipo de comunicação de rádio ou celular entre os atletas e entre atletas e suas respectivas equipes. O atleta que estiver se comunicando será desclassificado. Não é permitido, também, o uso de fones de ouvido e câmeras no capacete ou bike na prova .

Apoio mecânico

Teremos duas áreas de apoio mecânico da organização sendo uma no PC 30 e o Suporte Avançado da Shimano antes do PC 46.

Resgate de atletas no percurso

Em caso de desistência recomendamos que o atleta fique próximo a uma pessoa da organização para que o resgate seja providenciado.

Largada e tempo de prova

O início das largadas está marcado para as 9h30. A prova será encerrada às 14h na área de apoio. Todos os atletas que chegarem a partir deste horário serão desclassificados e devem abandonar a prova. Aqui, em nosso site vocês  encontram a planilha com os horários e percurso detalhados de cada categoria.

Premiação  

Todos os atletas que completarem a maratona ganharão medalha. Elas serão entregues após a bandeirada de chegada. Fiquem atentos: a premiação da prova será 14h30. Os atletas que não estiverem no pódio perderão o prêmio e a medalha.

Numerais dos atletas (costal e bike) – IMPORTANTE

Todos os atletas devem estar com seus numerais (costal e bike) instalados para a prova. O atleta que chegar na entrada do bolsão, sem um dos numerais, não poderá entrar. O regulamento prevê que o atleta receberá na primeira etapa um par de números (costal e bike) que serão utilizados em todo o campeonato (cinco etapas) obrigatoriamente. O extravio ou perda acarretará o pagamento de R$ 10,00 para aquisição de cada placa, entretanto os números danificados serão trocados pela organização, sem ônus para o atleta, desde que o material danificado seja entregue à organização na secretaria.

Entrada nos bolsões de largada – IMPORTANTE

Depois de confirmar a inscrição na secretaria do evento, o atleta deve se dirigir a entrada do bolsão referente à sua categoria. Todos os bolsões estarão identificados. Recomendamos que não deixem para a última hora, pois não há atraso. O atleta que alinhar, na categoria errada e largar, será desclassificado.

Categorias CIMTB que farão percurso menor – IMPORTANTE

As categorias PNE (Para-desportista), Over60, Sub60, Sub55, Sub17 e Sub 15 farão o percurso de 38 km, junto com os amadores. A responsabilidade de pegar o caminho certo na divisão de percurso (para esquerda no PC 10) é do atleta, mas faremos algumas ações para orientar. As outras categorias da CIMTB farão o percurso de 57 km e devem entrar a direita na divisão do percurso. Fiquem atentos!

Alinhamento dos 15 primeiros no bolsão de largada

Os atletas que estiverem entre os 15 primeiros colocados de cada categoria devem se identificar na entrada do bolsão ao responsável. O posicionamento deve ser feito à frente dos atletas da sua categoria, logo na entrada, pois não será feita a chamada posterior como no cross country. Na categoria SuperElite, chamaremos os 40 primeiros atletas de acordo com o ranking da CIMTB. Se houver atletas internacionais, eles serão posicionados de acordo com o ranking da UCI.

Ducha para atletas e lava-bike 

A organização instala todos os anos várias duchas para os atletas atrás da Romaria. Essas duchas são simples e tem a função auxiliar para o atleta lavar a sujeira superficial da prova. Os lava-bikes serão instalados ao lado das duchas.

Máscara hospitalar

Devido ao período de seca, os atletas podem sofrer com a poeira em determinados trechos da maratona. Para evitar incômodos quanto a respiração, a CIMTB aconselha que os atletas levem máscara hospitalar.