Notícias

Confira algumas dicas da organização para a prova

Sabem como fazer uma boa maratona de MTB? Confira algumas dicas da organização do evento para se dar bem na CIMTB e Copa Centauro de AmadoresA última etapa será uma maratona, modalidade que terá 57 km para várias categorias da CIMTB e 38 km para a Copa Centauro de Amarores mais algumas categorias da CIMTB. Confira a melhor forma de competir e ter aquela ótima sensação de dever cumprido.Cuidados que o atleta deve ter com o trânsito no percurso

Em muitos trechos do percurso existe tráfego de automóveis. É necessário que todos os atletas tenham atenção com o trânsito e trafeguem somente pela direita. O respeito às leis de trânsito é uma das obrigações dos atletas em provas no formato maratona.

IMPORTANTE: As placas de MUITO PERIGOSO! DEVAGAR estarão sinalizando os “mata?burros” que são freqüentes na região e durante o percurso.

Hidratação e alimentação para a prova

Recomendamos que os atletas levem água para hidratação mesmo com os 4 pontos da organização na pista. A hidratação e reposição energética é fundamental para garantir o bem estar do atleta.

Meio ambiente e os atletas

A organização pede para os atletas terem consciência ecológica e não jogarem nenhum tipo de papel ou plástico no chão. Nos quatro pontos de água espalhados pelo percurso é permitido jogar lixo. O atleta for flagrado jogando lixo no percurso será punido pela direção de prova.

Controle de passagem no percurso

Teremos dois controles de passagem no percurso. O atleta terá que parar e colocar o pé no chão para receber a marcação. Só serão marcados aqueles que respeitarem o procedimento acima. Quem não receber a marcação será desclassificado.

Categorias DUPLAS – vejam as categorias  

Os atletas da categoria dupla não precisam estar juntos nos controles de passagem e na chegada. Porém será considerado o tempo de prova do segundo atleta a passar. E importante que os atletas não fiquem esperando seu parceiro próximo da chegada para não tumultuar a cronometragem.

Área de apoio e apoio aos atletas

Receber apoio fora da área determinada é desclassificação imediata. Caso um atleta ajude outro a desclassificação é imediata para os dois atletas. Na categoria de dupla a ajuda entre os atletas da dupla é permitida.

Comunicação na pista

Não é permitido nenhum tipo de comunicação de rádio ou celular entre os atletas e entre atletas e equipe. O atleta que estiver se comunicando será desclassificado. Não é permitido, também, o uso de fones de ouvido na prova.

Apoio mecânico

Teremos duas áreas de apoio mecânico da organização com um mecânico em cada uma delas uma no PC 10 e outra no PC 30.

Neutral Service Shimano

Mais uma vez a super equipe da Shimano estará atendendo os atletas no seu Neutral Service. Ele funcionará no sábado dentro da Romaria o dia todo e será fundamental para o atleta fazer o último ajuste em sua bike para a prova de domingo.

Resgate de atletas no percurso

Em caso de desistência recomendamos que o atleta fique junto a alguém da organização para que seja providenciado o resgate.

Largada e tempo de prova

O início das largadas será às 9h30. As 14h00 a prova será encerrada na área de apoio. Todos os atletas que chegarem a partir deste horário estarão desclassificados e devem abandonar a prova. Veja no site oficial (www.cimtb.com.br) a planilha com os horários e percurso detalhados de cada categoria.

Premiação  

Todos os atletas que completarem a maratona e os atletas foram nas quatro etapas de 2012 ganharão medalha. Elas serão entregues depois da bandeirada de chegada. Fiquem atentos a premiação da prova que será 14h30 e a premiação do campeonato às 15h50. Os atletas que não estiverem no pódio perderão o prêmio e a medalha.

Numerais dos atletas (costal e bike) – IMPORTANTE

Todos os atletas devem estar com seus numerais (costal e bike) instalados para a prova. O atleta que chegar na entrada do bolsão sem um dos numerais não poderá entrar. O regulamento prevê que o atleta receberá na primeira etapa um par de números (costal e bike) que serão utilizados em todo o campeonato (4 etapas) obrigatoriamente. O extravio ou perda acarretará o pagamento de R$ 10,00 para aquisição de cada placa porém os números danificados serão trocados pela organização, sem ônus para o atleta, desde que o material danificado seja entregue à organização na secretaria.

Entrada nos bolsões de largada – IMPORTANTE

Depois de confirmar sua inscrição na secretaria do evento (na loja Centauro no BH Shopping dias 14 e 15 de agosto, das 17 às 22 horas, ou no local do evento sábado ou domingo do evento) o atleta deve se dirigir ao a entrada do bolsão referente à sua categoria. Todos os bolsões estarão identificados. Recomendamos que não deixem para a última hora pois a largada não sofrerá atraso. O atleta que alinhar na categoria errada e largar será desclassificado.

Categorias CIMTB que farão percurso menor – IMPORTANTE

As categorias PNE (Para-desportista), Over60, Sub60, Sub55 e Sub17 farão o percurso de 38 km, junto com os amadores. A responsabilidade de pegar o caminho certo na divisão de percurso (para esquerda no PC 10) é do atletas mas faremos algumas ações para ajudar. As outras categorias da CIMTB farão o percurso de 57 km e deverão entrar a direita na divisão do percurso. Fiquem atentos!!

Categorias com percursos reduzido

As categorias Sub15 (CIMTB) e Feminina Sub23 (Amadores) farão um percurso ainda menor. Os atletas cortarão caminho do PC 3 ao PC 9. Esta redução vai tirar dos atletas mais jovens um dos trechos mais “duros” do percurso.

Alinhamento dos 15 primeiros no bolsão de largada

Os atletas que estiverem entre os 15 primeiros colocados de cada categoria devem se identificar na entrada do bolsão ao responsável. O seu posicionamento deve ser feito a frente dos atletas da sua categoria logo na entrada pois não será feita a chamada posterior como no cross country. Na categoria SuperElite chamaremos os 24 primeiros atletas de acordo com o ranking da CIMTB. Se houverem atletas internacionais eles serão posicionados de acordo com o ranking da UCI.

Ducha para atletas e lava-bike com lubrificação Muc-Off

A organização monta todos os anos duchas para os atletas nos fundos da Romaria. Estas duchas são simples e tem a função auxiliar o atletas a tirar a sujeira superficial da prova. Ao lado serão instalados os lava-bikes para dar um trato na bike antes de retornar a viagem. A Muc-Off mais uma vez fará a lubrificação das bikes dos atletas inscritos…