Notícias

Concurso Cultural da CIMTB Levorin mobiliza mais de mil alunos em Congonhas (MG)

A expectativa para a última etapa da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike em 2015 não se restringe aos competidores, que decidirão o título em Congonhas, entre os dias 6 e 8 de novembro,. As crianças da rede municipal de ensino também não veem a hora de o Desafio da Ladeira dar início às competições na “Cidade dos Profetas”.

Os concursos de poema e desenho promovidos pela CIMTB Levorin, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Congonhas, estão mobilizando 1.117 estudantes e 72 professores, do 3º e 4º anos, de 24 escolas municipais. Os autores do melhor desenho (concurso entre crianças do 3º ano) e do melhor poema (apenas entre alunos do 4º ano), bem como seus respectivos professores, serão premiados com uma bicicleta da Houston cada, entregues na Copa Internacional.

“Graças ao apoio da Houston, vamos distribuir novamente quatro bicicletas durante a competição em Congonhas. Consideramos esses concursos culturais importantes não apenas para promover temas e debates tão importantes na formação das crianças, mas também como estímulo à vida saudável por meio da bicicleta”, explica Rogério Bernardes, organizador da principal competição de mountain bike da América Latina.

O tema dos concursos em Congonhas neste ano será “A bicicleta e o meio ambiente”, definido em reuniões organizadas pela coordenadora de educação ambiental da cidade, Andréa Cristina Sousa e Silva.

“Inicialmente, a ideia era unir ciclismo e patrimônio histórico, pois este ano Congonhas comemora 30 anos como Patrimônio Cultural da Humanidade. Entretanto, após algumas discussões, optamos pela relação entre a bicicleta e o meio ambiente”, afirmou Andréa.

Programação – Na “Cidade dos Profetas”, a prova principal, domingo, será no formato maratona, com três trajetos diferentes: 60 km (super elite, júnior masculina, sub-30, sub-35, sub-40, sub-45 e sub-50); 38 km (sub-17, sub-55, sub-60 e over 60) e 33 km (sub-15 e júnior feminina). Na sexta-feira à noite, haverá o Desafio da Ladeira e a CIMTB Extreme Night Run.

Como nas outras etapas, a competição em Congonhas valerá pelo calendário da UCI (União Ciclística Internacional), contando pontos para o ranking mundial. Novamente, a CIMTB Levorin será fundamental para as pretensões olímpicas do Brasil, que tenta garantir a segunda vaga no Rio 2016, tanto no masculino quanto no feminino.