Notícias

Competição em duplas é atração na etapa de Congonhas da Copa Internacional Levorin de MTB

 

Maratona em 2013 (Crédito: Bruno Senna / CIMTB)

Maratona em 2013 (Crédito: Bruno Senna / CIMTB)

Uma disputa especial está reservada para a terceira etapa da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike, principal circuito de MTB da América Latina. Dentro da programação da prova, que reunirá 1.500 ciclistas entre 15 e 17 de agosto em Congonhas (MG), haverá a competição de duplas. Com cinco categorias, uma mista e outras quatro por soma das idades (Sub-60, Sub-70, Sub-80 e Over-81), fará parte da Copa LM Bike de Amadores, com distância de 38 km no XCM (Cross Country Maratona).

Durante o trajeto, as duplas podem optar em pedalar juntas ou separadas. Porém, ao final do percurso vale o tempo daquele que chegar por último. “Dessa forma, não adianta o ciclista largar seu parceiro para trás e ir embora”, destaca Rogério Bernardes, organizador da CIMTB Levorin. “No fim, esse formato é uma grande diversão. O perfil dos participantes é formado por namorados, marido e mulher, amigos que treinam juntos, pais e filhos, etc”, completa Rogério.

Das quatro etapas de 2014, apenas em Congonhas é possível sua realização, pelas grandes distâncias percorridas em provas de maratona. “As categorias em duplas são, com absoluta certeza, um dos grandes diferenciais de Congonhas. Há anos estamos incrementando e chegamos num formato de categorias que as torna bem competitivas, mesmo que a maioria não esteja lá para ganhar e sim para completar a prova e se divertir. Buscar a satisfação. A prova disso é que estamos com mais de 350 atletas inscritos nas cinco categorias”, conta Rogério Bernardes.

A programação em Congonhas começa na sexta-feira (15), com a realização do Desafio da Ladeira a partir das 20h para os bikers e o CIMTB Pearl Izumi Night Run de corrida a pé. Com o formato de Uphill (oposto ao Downhill), o ciclista e o corredor que conseguirem completar a subida de 600 metros antes dos adversários, serão os vencedores.

No sábado, o destaque é o Passeio Ciclístico Sense Bike, às 14h, enquanto o congresso técnico será realizado às 17h45. No domingo, as largadas da CIMTB Levorin e da Copa LM Bike de Amadores estão programadas a partir das 9h25, com intervalos entre categorias. Com cinco categorias, a disputa em duplas também é destaque da Copa LM Bike.

A Copa Internacional de Mountain Bike tem patrocínio da Levorin, o pneu oficial da competição. LM Bike, Shimano e Specialized são os co-patrocinadores do evento que comemora a 19ª edição em 2014.

Confirmação antecipada até esta terça-feira (12) – O atleta inscrito na disputa deve ficar atento ao período estendido para confirmações. Devido ao elevado número de participantes, o processo pode ser feito em Belo Horizonte. Iniciou-se na segunda-feira (11) e vai até esta terça, das 14 às 20 horas, na loja NEREA, rua Francisco Deslandes, 1018, fone: (31) 3225-5721. A confirmação das inscrições também será feita na secretaria do evento em Congonhas no sábado ou domingo (16 e 17), o que não é recomendável para se evitar imprevistos antes da largada, em função das filas. Nas duas situações é necessário doar dois quilos de alimentos não perecíveis (exceto fubá e sal).

Programação da CIMTB Levorin em Congonhas:
Sexta-feira, 15 de agosto

14h às 18h: confirmação das inscrições (entrega 2 kg de alimento obrigatório – exceto fubá e sal), entrega de numerais, lacre da bicicleta e credenciamento de apoio dos atletas/equipes 
19h às 19h30: confirmação das inscrições Desafio da Ladeira e Pearl Izumi Night Run no local da largada – Estação Ferroviária de Congonhas
20h – Desafio da Ladeira e Pearl Izumi Night Run – premiação será após o término das provas em frente a Basílica

Sábado, 16 de agosto:
10h às 17h30: confirmação das inscrições (entrega 2 kg de alimento obrigatório – exceto fubá e sal), entrega de numerais, lacre da bicicleta e credenciamento de apoio dos atletas/equipes
14h: Passeio Ciclístico Sense Bike (Mobilidade, Meio Ambiente e Saúde)
17h45: Início do Congresso Técnico com atletas e equipes 

Domingo, 17 de agosto: 
7h às 8h30: Confirmações das inscrições na secretaria do evento 
8h30: Término da confirmação das inscrições e início do alinhamento dos atletas utilizando o ranking da CIMTB Levorin (15 primeiros) 
9h30: Largada de todas as categorias com intervalos
14h30: Premiação da etapa + Concurso de Redação e Desenho

Revista Digital da CIMTB Levorin – Está disponível no site oficial da prova a Revista Digital de Congonhas, com as principais novidades da etapa de 15 a 17 de agosto, além das belas fotos de São João del-Rei e um balanço completo do que rolou na cidade “Onde os Sinos Falam”. Destaque ainda para os líderes das 22 categorias da competição. Para ler o conteúdo, basta acessar o endereço:http://cimtb.com.br/clipping/revista/congonhas-2014/ ou clicar aqui

Vídeo Teaser – Quer ter uma ideia do que vai rolar na “Cidade dos Profetas”? Acesse o vídeo produzido pela CIMTB Levorin especialmente para esta etapa. Imagens lindas da cidade e muito pedal pelas trilhas e ruas de Congonhas: https://www.youtube.com/watch?v=GNKuE56rcxw. 

Drone virtual permite visualizar pista de Congonhas – A organização da CIMTB Levorin disponibiliza em seu site oficial o drone virtual, que permite a visualização da maratona em Congonhas. São quatro distâncias distintas: Super Elite (67 km), Elite (57 km), Amadores (38 km) e Reduzido (33 km). Para fazer o passeio, basta acessar o endereço:http://cimtb.com.br/etapas/uci-mtb-marathon-series-xcm-congonhas/.

Fan page – Quer acompanhar tudo sobre a Copa Internacional Levorin de Mountain Bike e ainda curtir fotos diferenciadas e vídeos das provas e dos atletas? Acesse a fan page oficial do principal circuito de MTB da América Latina pelo endereço: Fanpage no Facebook:www.facebook.com/CIMTB. A CIMTB Levorin também está no Twitter: @CIMTBLevorin e no Instagram: @CIMTB.

Confira o balanço da primeira etapa em Araxá (MG): Balanço Araxá

Confira o balanço da segunda etapa em São João del-Rei (MG): Balanço São João

Pontuação da CIMTB Levorin após duas etapas: Pontuação CIMTB Levorin

Pontuação da Copa LM Bike de Amadores após duas etapas: Pontuação Copa LM Bike de Amadores