Notícias

Como foi a CIMTB em Congonhas por Raquel Couto…

Frederico Nascimento Mariano venceu a etapa na categoria Superelite. Foto: Bruno Fernandes / Noispedala.com.br

Frederico Nascimento Mariano venceu a etapa na categoria Superelite. Foto: Bruno Fernandes / Noispedala.com.br

Congonhas recebeu, no dia 19, a última etapa da Copa Internacional de Mountain Bike, onde estiveram presentes mais de 1.200 ciclistas. O percurso foi desafiador e a poeira da região um adversário a mais para os atletas. A mineira Erika Gramiscelli ficou com o título feminino pela sexta vez, embora a mais rápida desta etapa tenha sido Isabella Lacerda, que superou o favoritismo das concorrentes. “Estou muito feliz com o resultado. Feliz em conquistar o hexa. Talvez este tenha sido o título mais disputado das minhas participações na Copa Internacional. Essa nova geração vem dando trabalho e vejo as meninas com fome de vitória”, afirmou Erika Gramiscelli, que destacou também ser muito gratificante ver a evolução do mountain bike feminino no Brasil e a dedicação das atletas. “Elas ganham experiência a cada prova e eu utilizo a minha a cada disputa”, finalizou a campeã.

Na categoria masculina, o grande campeão foi Frederico Nascimento Mariano, que conquistou a super elite e terminou também como o campeão sub 23 de 2012. “Prova muito disputada do começo ao fim. No dia, eu estava muito bem fisicamente, senti que tinha chance de brigar pela vitória da competição e pelo título na sub 23”, disse o campeão após a corrida.

Mas nem só de profissionais é feita a copa internacional. As categorias amadoras também atraíram muitos ciclistas em busca de diversão e superação. Matheus Chagas, de apenas 11 anos, encarou o desafio e ficou muito feliz por completar a prova. “Eu achei a prova muito animada. Estou feliz e devo isso tudo à minha família, por me incentivar”, relatou o garoto que se disse emocionado em receber a medalha no final da prova.
Outro diferencial da prova é a participação de um grande número de mulheres amadoras. “É importante o espaço que a competição reserva às mulheres, incluindo categorias para todas as idades. Fico muito feliz ao ver o crescente número de mulheres praticando o esporte e participando de competições”, afirmou Raquel Gontijo, ciclista experiente, campeã na categoria feminina Over 40. “Participar da copa internacional é sempre muito emocionante. Este ano foi especialmente gratificante para mim, pois conquistei invicta o título. O coroamento de uma temporada produtiva e vitoriosa”.

Isabella Lacerda foi a campeã na categoria Elite Feminino

Isabella Lacerda foi a campeã na categoria Elite Feminino. Foto: Bruno Fernandes / Noispedala.com.br

Um importante destaque da etapa em Congonhas foi a acirrada disputa na categoria Dupla Mista. Composta por um homem e uma mulher, as duplas foram formadas por amigos, irmãos ou namorados. “Correr a copa internacional em Congonhas é sempre muito emocionante. A largada e a energia de 1.300 atletas alinhados, com direito a barulho de helicóptero, nos deixa pilhados e com o coração prá lá de acelerado!”, destacou Juliana Vilaça, que já participou quatro vezes em dupla com o namorado. “A experiência de correr em dupla com alguém que compartilha vários momentos da sua vida é um verdadeiro desafio. Um árduo trabalho em equipe e um turbilhão de emoções”, disse Juliana, que se consagrou vice-campeã ao lado do namorado, Gustavo Ventura.

Atrativa não só para os ciclistas, a copa também reúne muitos lojistas e expositores. Ao longo dos anos, o evento contribuiu para uma grande mudança no mercado brasileiro de mountain bike. Quem afirma é o empresário Alex Cheib, proprietário da loja de bicicletas Tripp Aventura. “A copa internacional tem um papel muito importante no crescimento e desenvolvimento do esporte e consequentemente do mercado. Oferece aos atletas profissionais um alto nível de organização e grande oportunidade de exposição, atraindo cada vez mais o interesse de todas as mídias. Isso é muito importante para a divulgação de nossas marcas, seja através de atletas patrocinados, seja levando a loja para o evento.”

Para conferir os resultados completos, fotos e os vídeos da etapa, acompanhem as atualizações no site oficial da competição: http://www.cimtb.com.br ou pelo facebook do evento: http://www.facebook.com/cimtb

Texto: Raquel Rodrigues