Notícias

CIMTB Levorin: Seguro é indispensável para preservar os ciclistas

Em maio deste ano, durante a etapa de São João del-Rei da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike, o ciclista Carlos Henrique Rodrigues, de 45 anos, alinhou com os demais concorrentes da categoria Sub-50, na segunda largada do dia. Não imaginava que, poucos segundos após, a queda de outro atleta o impediria de continuar na disputa no Campus Tancredo Neves da UFSJ (Universidade Federal de São João).

Carlos Henrique na CIMTB Levorin em 2013

Carlos Henrique na CIMTB Levorin em 2013

“Logo após a largada, outro competidor caiu na minha frente e não consegui desviar dele, o que também ocasionou minha queda e uma fratura no joelho direito”, lembrou Carlos Henrique. “Os socorristas foram de extrema importância no momento da lesão. Fui transportado pela ambulância da prefeitura de São João del-Rei para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da cidade. Porém, optei por me consultar em Divinópolis, mais próximo de onde moro para facilitar minha logística”, completou o ciclista de Carmo do Cajuru (MG).

Constatada a necessidade de ser operado, Carlos Henrique fez a cirurgia no joelho e acionou o seguro da CIMTB Levorin. “Fui informado pela organização do evento de que poderia acionar o seguro da competição, junto à corretora Neptunia, para reembolso das despesas médico-hospitalares”, relatou. “Me explicaram que após a operação, precisaria apenas apresentar recibo, laudo e relatório médico do acidente e as notas fiscais”, concluiu.

“O seguro oferecido pela organização mostra o quanto a Copa Internacional Levorin de MTB preocupa-se com a segurança dos atletas. Minha cirurgia foi um sucesso. Minha expectativa de voltar a pedalar é de aproximadamente três meses. Recentemente entrei na fase de fisioterapia e espero me recuperar logo”, contou Carlos Henrique. 

Rogério Bernardes, organizador do evento, enalteceu a qualidade dos serviços de prevenção e seguridade prestados em cada prova da Copa Internacional Levorin de MTB. “Para nós da CIMTB Levorin é prioridade termos uma equipe de resgate preparada e o seguro para os competidores, em parceria com a Neptunia. É a primeira vez que acionamos o seguro e espero que seja a última”, ressaltou.

Dicas de atendimento dos atletas em provas – Responsável pelos serviços de atendimento pré-hospitalar, a NEREA, atuante desde 2003, trabalha na CIMTB Levorin com quatro duplas de socorristas posicionadas nos pontos mais críticos do circuito, possibilitando um atendimento rápido e eficaz. A equipe de resgate possui ainda, uma UTI móvel, uma ambulância, e conta com o apoio do Corpo de Bombeiros, posto médico e um médico. O sistema publico de saúde (Hospitais, UPA, Policlínicas, Bombeiro, SAMU) são acionados por rádios e celulares em caso de acidente. 

A equipe de socorro, assim como os veículos envolvidos, estão equipadas com Rádio Comunicador – HT, o que oferece a a agilidade necessária na localização do atleta, atendimento e remoção, se for o caso, até o posto médico. Algumas dicas da NEREA para atletas, familiares e público em caso de acidentes durante provas: 

– Tenha calma, o resgate vai chegar até você. Sabemos que o tempo “passa” diferente para as vítimas e parentes. No momento em que somos acionados empenhamos a equipe que estiver livre e mais próxima; 

– A gravidade do acidente influencia na prioridade do atendimento; 

– Ao relatar o que está acontecendo, tente passar o maior número de informações que facilitem na localização e no tipo de atendimento; 

– Boa alimentação é um dos fatores mais importantes para evitar acidentes. Corpo e mente devem estar 100%;

– Faça o reconhecimento da pista antes da prova;

– Se estiver passando mal, pare e comunique a um socorrista, fiscal ou até mesmo a outro atleta, para que essa informação chegue para a equipe de resgate.

A Copa Internacional de Mountain Bike tem patrocínio da Levorin, o pneu oficial da competição. LM Bike, Shimano e Specialized são os co-patrocinadores do evento que comemora a 19ª edição em 2014. 

Revista Digital da CIMTB Levorin – Está disponível no site oficial da prova a Revista Digital de Congonhas, com as principais novidades da etapa de 15 a 17 de agosto, além das belas fotos de São João del-Rei e um balanço completo do que rolou na cidade “Onde os Sinos Falam”. Destaque ainda para os líderes das 22 categorias da competição. Para ler o conteúdo, basta acessar o endereço:http://cimtb.com.br/clipping/revista/congonhas-2014/ ou clicar aqui

Vídeo Teaser – Quer ter uma ideia do que vai rolar na “Cidade dos Profetas”? Acesse o vídeo produzido pela CIMTB Levorin especialmente para esta etapa. Imagens lindas da cidade e muito pedal pelas trilhas e ruas de Congonhas:https://www.youtube.com/watch?v=GNKuE56rcxw

Drone virtual permite visualizar pista de Congonhas – A organização da CIMTB Levorin disponibiliza em seu site oficial o drone virtual, que permite a visualização da maratona em Congonhas. São quatro distâncias distintas: Super Elite (67 km), Elite (57 km), Amadores (38 km) e Reduzido (33 km). Para fazer o passeio, basta acessar o endereço:http://cimtb.com.br/etapas/uci-mtb-marathon-series-xcm-congonhas/.

Fan page – Quer acompanhar tudo sobre a Copa Internacional Levorin de Mountain Bike e ainda curtir fotos diferenciadas e vídeos das provas e dos atletas? Acesse a fan page oficial do principal circuito de MTB da América Latina pelo endereço: Fanpage no Facebookwww.facebook.com/CIMTB. A CIMTB Levorin também está no Twitter:@CIMTBLevorin e no Instagram: @CIMTB.

Mais informações no site http://cimtb.com.br/

Confira o balanço da primeira etapa em Araxá (MG): Balanço Araxá

Confira o balanço da segunda etapa em São João del-Rei (MG): Balanço São João

Pontuação da CIMTB Levorin após duas etapas: Pontuação CIMTB Levorin

Pontuação da Copa LM Bike de Amadores após duas etapas: Pontuação Copa LM Bike de Amadores

Gustavo Coelho / Ary Pereira Jr. – MTb 23297
E-mail
press@cimtb.com.br