Notícias

CIMTB Levorin reúne adrenalina e inovação em Araxá

Primeira etapa da competição aconteceu entre os dias 3 e 5 de março. Evento reuniu mais de 1200 atletas

Foto: Luis Blanco/Fotop

A adrenalina rolou solta na etapa que abriu a temporada da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike (CIMTB Levorin) e Copa Sense Bike. Foram mais de 1200 bikers pedalando por entre a mata do Complexo do Barreiro em Araxá. O público deu um show à parte, foram mais de 15 mil pessoas nos três do evento. As disputas, que aconteceram entre 3 e 5 de março, reuniram os melhores atletas do Brasil, competidores de países vizinhos e Europa.

A competição foi aberta com o Contrarrelógio e a Elite Feminina largou primeiro. O tempo ensolarado favoreceu as atletas que completaram o percurso de cerca de 5,7 km. A argentina Agustina Apaza conseguiu pedalar mais rápido e fechou a prova em 19min49segs. Com pouco mais de um minuto de diferença, a brasileira Letícia Cândido (TSW Racing Team) cruzou a linha de chegada, garantindo o vice-campeonato. Já os homens largaram com a companhia da chuva, o que exigiu do atleta habilidade e técnica. A argentina conseguiu a dobradinha e Catriel Soto levou a melhor, com 16min06segs. Com uma diferença de três segundos e alguns décimos, o brasileiro Henrique Avancini (CannondaleFactory Racing) cruzou a linha de chegada e conquistou a segunda colocação. O terceiro e o quarto lugar foram compostos pelo português David Rosa e o holandês Hans Becking, respectivamente.

No segundo dia, além da adrenalina, a novidade invadiu a pista. Foi a estreia da categoria E-bike, específica para bikes elétricas. A prova contou com a participação de cerca de 15 atletas que utilizaram a mesma pista do Short Track (XCC), com muitos trechos técnicos, e sentiram na pele a dificuldade de pedalar na mesma pista que os atletas da Super Elite. Foram 15 minutos mais uma volta para que o brasileiro Lucas Moreira subisse no lugar mais alto do pódio.

E foi preciso fôlego, porque logo depois que as E-bikes fecharam a competição, os atletas da Super Elite alinharam, desta vez para o Shot Track (XCC). Entre as mulheres o clima esquentou por conta das atletas brasileiras Letícia Cândido e Viviane Favery (ROSE Vaujany fueled by ultraSPORTS) que pedalaram forte durante toda a prova e conquistaram o segundo e terceiro lugar respectivamente. Porém, a argentina Agustina fez um tempo de 38min33segs e cruzou a linha de chegada em primeiro.

A disputa também foi pesada entre os 88 atletas da Elite Masculina. O brasileiro Henrique Avancini e o holandês Hans Becking formaram o primeiro pelotão em boa parte da prova, mas o argentino Catriel Soto venceu nas voltas finais, com um tempo total de 39 mins39segs.

Os atletas da Copa Sense Bike também largaram no sábado encerrando o dia do mountain bike. Mais uma vez a água foi companheira dos bikers. Cerca de 500 competidores de nove categorias percorreram o percurso de Cross Country Olímpico (XCO) em torno do Tauá Grande Hotel. Atletas da Expert, Cadete e Master deram três voltas. Aqueles que estavam inscritos nas categorias Veterano, Peso Pesado e categorias femininas, completaram duas voltas, já os atletas da Sub-19, uma volta.

E dia terminou tarde, porque a noite os corredores invadiram o Complexo do Barreiro. Mais de 100 atletas percorreram a mesma pista do Cross Country, só que desta vez sem bike. A única companhia nos 5,7 km de trilhas ao lado do Grande Hotel do Barreiro foi uma lanterna. Quem levou a melhor na categoria masculina foi o corredor araxaense Theo Júnior, já na feminina o nome da vez foi o da veterana Marcinha Matos. Eles conseguiram completar a prova em 28min2segs e 34min44segs, respectivamente.

No domingo o dia também amanheceu chuvoso, mas nada intimidou os cerca de 700 atletas das quatro largadas da CIMTB Levorin daquele dia. A última a largar foi a Super Elite que guardou a emoção para fechar o evento com chave de ouro. Henrique Avancini e Agustina Apaza foram os grandes campeões do Cross Country Olímpico (XCO) e da etapa Araxá. O atleta brasileiro estava em segundo lugar na somatória do tempo das provas anteriores, mas conseguiu se recuperar e subir no lugar mais alto do pódio, seguido do argentino Catriel Soto, o português David Rosa e o holandês Hans Becking. Na Elite Feminina, Apaza segurou o favoritismo e permaneceu invicta. Logo atrás, em segundo lugar ficaram a brasileira Viviane Favery, a argentina Luciana Roland e Sofia Subtil (Audax Bike Team).

Crédito: Luis Blanco/Fotop

Feira
A feira foi um sucesso à parte. Foram cerca de 40 expositores que levaram o que há de mais moderno no seguimento. Dentre eles, estava a Specialized que levou as mountain bikes de pedal assistido para que o público tivesse a chance de fazer um ‘teste drive’. “É uma bike que gera uma força em cima da potência do atleta. São até 520 watts em cima da potência do ciclista e quanto mais força ele fizer, mais força ela vai gerar. Também foi muito legal trazer a prova de E-bike. É um prazer enorme estar em parceria com a CIMTB proporcionando isso pela primeira vez no Brasil”, disse a coordenadora de marketing da Specialized Brasil, Marina Richwin.

A Sense Bikes também estava no evento e fez o lançamento da linha 2017. “O nome da Copa Internacional por si só já diz, é um evento internacional. Guardamos importantes lançamentos e momentos para celebrar aqui. Já temos cinco anos de parceria com o Rogério Bernardes de muito profissionalismo, e a gente quer perpetuar por décadas e décadas. Investimos no ciclismo e adoramos esse universo. É aqui que a gente encontra amigos e os usuários sempre exigentes que nos ajudam buscar melhorias a todo ano”, disse presidente da Sense Bike, Henrique Ribeiro.

Outra novidade foi o lançamento da equipe Audax e também atletas de lojas parceiras. “A Audax lançou primeira mão, e não poderia deixar de ser na CIMTB, porque foi aqui que nós nascemos, há dois anos, um projeto importante para a marca. Abraçando 20 atletas de lojistas, e temos outros para serem lançados, e esses atletas são regionais. Cada loja na sua cidade e região vai ter uma representação através do atleta, pedalando nossos produtos e subindo nos pódios. Fazendo com que as pessoas que realmente amam o ciclismo, estejam em uma bike que está cada vez mais próxima deles, a Audax”, disse o gerente de marketing Paulo Rubens.

Outra estreia na CIMTB Levorin foi o Neutral Race Support da Sram. Os mecânicos salvaram cerca de 500 atletas nos três dias do evento, fazendo pequenos reparos nas bikes dos competidores. “A SRAM e a Proparts têm em seu DNA a paixão pelo esporte e o legítimo interesse em acolher os atletas. O espírito de apoiar os cliclistas, desde os amadores até os mais experientes e profissionais, marcou a inauguração do SRAM Neutral Race Support na CIMTB de Araxá. Voltamos para casa com a satisfação de também termos sido muito bem acolhidos pelo povo mineiro, pela organização e de forma muito especial pelos mountain bikers que participaram da prova. Estamos ansiosos para a chegada da etapa de São João del Rei, quando queremos reencontrar todos os amigos que fizemos em Araxá”, disse a gerente de marketing, Fernanda Félix.

Segundo o organizador Rogério Bernardes, ter a confiança das empresas que investem no evento é uma enorme responsabilidade. “Nos deixa muito contentes. Além disso, temos a responsabilidade de fazer um evento dentro das regras internacionais e que hoje é reconhecidamente como um dos maiores da América Latina e entre os principais do mundo. Isso não se faz sozinho, mas com um esforço coletivo que passa pelos patrocinadores e apoiadores, lojistas do segmento, imprensa, público que nos prestigia a cada etapa, prefeituras municipais, uma equipe de trabalho espetacular, voluntários comprometidos e, claro, o atleta que é a razão de todo o evento “, disse.

Mascote
Inovação é algo que a organização da CIMTB Levorin gosta. A equipe ganhou mais um membro de peso esse ano. O mascote Tatu, que é facilmente visto nas trilhas de mountain bike, representa a força do esporte e a ligação com a natureza. Apesar de ser um animal que se impõe com sua armadura natural, é um bicho da paz, e foi exatamente por isso que ele foi escolhido para ser o representante da competição. O mascote oficial saiu da toca e foi direto para as pistas, mas ele ainda não tem nome. Para resolver esse problema a CIMTB Levorin está lançando uma campanha e você poderá ajudar.

Quem tiver sugestões criativas para nomear o nosso mascote, pode enviar para o e-mail press@cimtb.com.br, até o dia 1º de maio. Os três melhores nomes, escolhidos pela organização, serão colocados em votação e o mais votado será o vencedor, mas os três primeiros levam prêmio.

Os três selecionados vão ganhar inscrição para a 2º etapa da CIMTB Levorin realizada em São João del-Rei, entre os dias 9 a 11 de junho. Além disso, todos os participantes da campanha vão concorrer a inscrições para a próxima etapa. Não fique de fora dessa.

Responsabilidade Social
Além das competições e feira, a CIMTB Levorin também busca beneficiar, com o esporte, entidades que trabalham em prol do próximo. Por isso, todos os anos os atletas doam 2 kg de alimento não perecível. Este ano foram recolhidas quase 2,5 toneladas que foram doadas para diversas instituições de Araxá.

O evento também apoiou a realização do Passeio Ciclístico, que contou com cerca de 180 participantes. Os ciclistas saíram do centro de Araxá e percorreram cerca de 6 km até chegarem no Barreiro. Lá foi sorteada uma bicicleta Houston que foi entregue à Sofia Resende, de 10 anos.

Outra atividade paralela importante é o Concurso de Redação e Desenho. Com o tema ‘A Invenção da Bicicleta’, mais de 16 escolas municipais de Araxá participaram. Os ganhadores foram premiados no domingo, durante o último dia da primeira etapa da competição. As alunas Évelyn Santos Alves Martins e Lara Gabrielle Ferreira de Queiroz juntamente com suas professoras ganharam uma bike Houston cada uma.

A CIMTB Levorin conta pontos para o ranking mundial, da União Ciclística Internacional (UCI), fazendo parte do ciclo Olímpico Tóquio 2020 e também para o ranking Brasileiro, Mineiro e Paulista.

Copa Internacional de Mountain Bike comemora a 22ª Edição em 2017. O evento tem patrocínio da Levorin, o pneu oficial da competição, e Co-Patrocinio da Specialized, Sense Bike e Audax.

Acompanhe tudo de um dos principais eventos do mountain bike mundial pelas redes sociais. Lá você encontrará fotos e vídeos dos atletas e das provas.