Notícias

CIMTB Levorin: líderes tentam ampliar vantagem em Congonhas

Líderes e atuais campeões da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike, Henrique Avancini e Isabella Lacerda podem encaminhar o título da temporada nas duas provas de Congonhas (MG). Além dos 15 pontos do Desafio da Ladeira (Uphill), da noite desta sexta-feira(15), paralelamente à CIMTB Pearl Izumi Night Run, domingo estarão em disputa mais 50 pontos para os primeiros colocados na Maratona (XCM), prova inédita, válida pelo circuito da UCI Marathon Series. 

Na Elite feminina, Isabella Lacerda lidera com 121 pontos, seguida de perto por Erika Gramiscelli (116) e Raiza Goulão (115). No último ano, enquanto Raiza levou a melhor no Desafio da Ladeira, Isabella garantiu a primeira colocação na Maratona. “Em Congonhas vou buscar a vitória nas duas provas. O bicampeonato da CIMTB Levorin é o grande objetivo do meu calendário. Por isso estou bem focada e preparada para as provas do fim de semana”, afirma Isabella.

Na edição de 2013 do Desafio da Ladeira, Isabella concluiu a prova na segunda colocação. “É muito dura a subida. As pedras do percurso têm formatos diferentes, cada uma de um jeito, sem um padrão. Tem hora que o atleta não sabe se trava ou não a suspensão porque muda muito. A prova também é muito rápida, concluída em cerca de três minutos. Mistura de força e explosão. Por mais que sejam apenas 600 metros, é muito difícil. Exige o limite do atleta”, conta Isabella.

Por outro lado, a Maratona é especial para a ciclista de Itaúna (MG). Foi na prova que Isabella conquistou sua primeira vitória em uma etapa da CIMTB Levorin. “Em 2012 o pneu furou a três km da linha de chegada. De repente, ainda na cidade, o pneu rasgou, com um prego. Tive que pedalar com a bike no aro e depois na subida fui empurrando. Joguei o aro no lixo após a prova. Na reta final chorei muito, pensando que perderia, mas no fim ganhei”, relembra Isabella.

Enquanto na disputa feminina apenas seis pontos separam as três primeiras colocadas, na masculina Henrique Avancini tem uma vantagem maior, com 145 pontos, à frente de Ricardo Pscheidt (109) e Rubinho Valeriano (108). “Vou fazer uma boa prova e marcar o maior número de pontos possível. Primeiro vou me concentrar na briga com o Rubinho, para depois pensar no Avancini que está 36 pontos à minha frente”, destaca Pscheidt. “Seria especial vencer o Desafio da Ladeira. Por ser importante para o campeonato e também porque bati na trave nos dois últimos anos, com o vice-campeonato”, completa.

Pscheidt avalia ainda a diferença nos dois formatos. “No domingo a história será diferente em relação à sexta-feira. A prova é longa, normalmente difícil, com duração de aproximadamente duas horas em que o pessoal chega bem desgastado. Como é um formato de Maratona, em alguns momentos lembra uma prova de Ciclismo de Estrada, com pelotões e jogos de estratégia de ataque e defesa”, considera o ciclista. “O Desafio da Ladeira é curto, com tempo variando entre dois e três minutos e não tem estratégia. É largar e dar o máximo do início ao fim. As vezes quem não anda bem na Maratona se destaca no Desafio, porque é a disputa é de explosão”, conclui o catarinense.

A Copa Internacional de Mountain Bike tem patrocínio da Levorin, o pneu oficial da competição. LM Bike, Shimano e Specialized são os co-patrocinadores do evento que comemora a 19ª edição em 2014. 

Programação da CIMTB Levorin em Congonhas:

Sexta-feira, 15 de agosto
14h às 18h: confirmação das inscrições (entrega 2 kg de alimento obrigatório – exceto fubá e sal), entrega de numerais, lacre da bicicleta e credenciamento de apoio dos atletas/equipes 
19h às 19h30: confirmação das inscrições Desafio da Ladeira e CIMTB Pearl Izumi Night Run no local da largada – Estação Ferroviária de Congonhas
20h – Desafio da Ladeira e CIMTB Pearl Izumi Night Run – premiação será após o término das provas em frente a Basílica

Sábado, 16 de agosto:
10h às 17h30: confirmação das inscrições (entrega 2 kg de alimento obrigatório – exceto fubá e sal), entrega de numerais, lacre da bicicleta e credenciamento de apoio dos atletas/equipes
14h: Passeio Ciclístico Sense Bike (Mobilidade, Meio Ambiente e Saúde)
17h45: Início do Congresso Técnico com atletas e equipes 

Domingo, 17 de agosto: 
7h às 8h30: Confirmações das inscrições na secretaria do evento 
8h30: Término da confirmação das inscrições e início do alinhamento dos atletas utilizando o ranking da CIMTB Levorin (15 primeiros) 
9h20: Largada de todas as categorias com intervalos
14h30: Premiação da etapa + Concurso de Redação e Desenho

Revista Digital da CIMTB Levorin – Está disponível no site oficial da prova a Revista Digital de Congonhas, com as principais novidades da etapa, além das belas fotos de São João del-Rei e um balanço completo do que rolou na cidade “Onde os Sinos Falam”. Destaque ainda para os líderes das 22 categorias da competição. Para ler o conteúdo, basta acessar o endereço:http://cimtb.com.br/clipping/revista/congonhas-2014/ ou clicar aqui

Drone virtual permite visualizar pista de Congonhas – A organização da CIMTB Levorin disponibiliza em seu site oficial o drone virtual, que permite a visualização da maratona em Congonhas. São quatro distâncias distintas: Super Elite (67 km), Elite (57 km), Amadores (38 km) e Reduzido (33 km). Para fazer o passeio, basta acessar o endereço:http://cimtb.com.br/etapas/uci-mtb-marathon-series-xcm-congonhas/.

Fan page – Quer acompanhar tudo sobre a Copa Internacional Levorin de Mountain Bike e ainda curtir fotos diferenciadas e vídeos das provas e dos atletas? Acesse a fan page oficial do principal circuito de MTB da América Latina pelo endereço: Fanpage no Facebook:www.facebook.com/CIMTB. A CIMTB Levorin também está no Twitter: @CIMTBLevorin e noInstagram: @CIMTB.

Confira o balanço da primeira etapa em Araxá (MG): Balanço Araxá

Confira o balanço da segunda etapa em São João del-Rei (MG): Balanço São João

Pontuação da CIMTB Levorin após duas etapas: Pontuação CIMTB Levorin

Pontuação da Copa LM Bike de Amadores após duas etapas: Pontuação Copa LM Bike de Amadores