Notícias

CIMTB Levorin: Henrique Avancini e Erika Gramiscelli fazem a dobradinha em São João del-Rei

Vencedores da primeira prova de São João del-Rei da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike, o Sprint Eliminator (XCE) no sábado, Henrique Avancini e Erika Gramiscelli repetiram a dose neste domingo (18), ao conquistarem a vitória do Cross Country Olímpico. A segunda de quatro etapas na temporada, realizada no Campus Tancredo Neves da UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei), reuniu mais de 10.000 pessoas nos três dias de evento, que contou com a participação de 1.000 ciclistas.

Líder geral da CIMTB Levorin, vencendo todas as fases disputadas nesta temporada, o XCS (Cross Country Olímpico) em Araxá, e XCE e XCO em São João del-Rei, Avancini precisou de pouco tempo para se distanciar dos rivais e administrar sua vantagem em relação ao segundo colocado, Rubinho Valeriano. “A prova foi difícil e como te falei antes, se eu conseguisse ir bem aqui em São João, seria porque estou em uma forma muito boa. Por isso estou muito feliz. O Rubinho mostrou que está bem e o Frederico Mariano me ajudou no início, até ter um problema mecânico”, contou Avancini.

“Na quarta volta iniciei um ataque forte para aumentar a distância em relação ao Rubinho. Para este circuito, terminar com folga à frente de um adversário a altura dele mostra que fui realmente bem”, concluiu o campeão e líder isolado da CIMTB Levorin. Completaram as cinco primeiras colocações do pódio da Super Elite Ricardo Pscheidt, Marcelo Cândido e Frederico Mariano.

No feminino, Erika Gramiscelli mostrou porque é, atualmente, pentacampeã brasileira do Cross Country. A vitória veio com um ataque perfeito sobre Raiza Goulão, que liderava até a reta oposta da última volta. A menos de 100 metros da chegada, Erika usou sua experiência e ultrapassou a adversária.

“Vim aqui para vencer, treinei para isso e está aí o resultado. É impossível descrever minha felicidade. Resumo minha atuação hoje em superação, dedicação e raça, rumo aos Jogos Olímpicos de Rio-2016, se Deus quiser”, desabafou Erika. “Meu maior desafio foi de me superar. Tive uma atuação muito ruim em Araxá, porque estava machucada. Muito feliz pelo meu sétimo título em etapas da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike”, completou.

No Sub-23, Luiz Henrique Cocuzzi venceu a etapa e superou Guilherme Muller na liderança geral da CIMTB Levorin. Completaram as cinco primeiras colocações da categoria, José Gabriel Marques, Sebastian Miranda (Chile) e Wolfgang Olsen.

UCI Junior Series – Realizada pela primeira vez no Brasil, a UCI Junior Series, competição internacional para ciclistas de 17 e 18 anos, com 17 etapas por ano, definiu os campões da prova internacional em São João. Entre os homens, vitória de Leonardo Aparecido, de Mineiros (GO), e no feminino, da paulistana Jaqueline Leal de Borba. 

“A realização da UCI Junior Series é extremamente importante para o desenvolvimento dos atletas brasileiros, mas também para toda América do Sul. É positivo para prepará-los para competições internacionais no futuro. Os organizadores do evento fizeram um trabalho impecável, com a comunidade local apoiando, como prefeitura e governo estadual, e fui muito legal ver esse apoio. A CIMTB é um evento que as cidades devem ter prazer em receber”, afirmou Michael Donavan, presidente comissário da UCI.

Campeões mineiros de XCO são conhecidos – Junto com a CIMTB Levorin, realizou-se neste fim de semana o Campeonato Mineiro de XCO. Entre os atletas da Elite Masculina, melhor para Marcelo Cândido, de Bom Despacho. Na Elite Feminina, quem venceu a competição foi Isabella Lacerda, de Itaúna. No Sub-23, Guilherme Muller, de Monte Sião, faturou o título estadual. Assim, concluiu uma vitória tripla da equipe LM/Shimano. “Você deve estar imaginando o que eu sinto, muita felicidade em ter meus três atletas campões do estado. Não tenho outras palavras pra descrever”, vibrou Marlen Ferreira, manager da LM/Shimano.

A Copa Internacional de Mountain Bike tem patrocínio da Levorin, o pneu oficial da competição. LM Bike, Shimano e Specialized são os co-patrocinadores do evento que comemora a 19ª edição em 2014. 

Resultados

Super Elite
1- Henrique Avancini (Caloi) – 1h37min45
2- Rubens Valeriano (Merida) – 1h38min44
3- Ricardo Pscheidt (Trek) – 1h39min33
4- Marcelo Cândido (LM Bike/Shimano) – 1h39min34
5- Frederico Mariano (Caloi) – 1h40min01
6- Luiz Cocuzzi (Lar/Scott)- 1h42min53
7- Guilherme Muller (LM Bike/Shimano) – 1h43min00
8- Edivando de Souza Cruz (Astro/Vzan) – 1h43min15
9- Thiago Aroeira (Isapa/Oggi) – 1h43min37
10- Dario Alejandro Gasco (ARG) – 1h44min25

Feminino 
1- Erika Gramiscelli (Circuit) – 1h23min00
2- Raiza Goulão (Soul Riders/Shimano) – 1h23min01
3- Roberta Stopa (Damatta) – 1h24min44
4- Noelia Rodriguez (ARG/Zenith) – 1h24min59
5- Isabella Lacerda (LM Bike/Shimano) – 1h27min26
6- Letícia Soares Cândido (Focus) – 1h30min29 
7- Liege Walter – 1h31min52 
8- Sofia Isabel Subtil (BMC Race) – 1h33min19
9- Amanda Vieira (Biken’Fix) – 1h35min09
10- Aline Lombello (Durão Bikes) – 1h35min37 

Sub-23
1- Luiz Cocuzzi (Lar/Scott)- 1h42min53
2- Guilherme Muller (LM Bike/Shimano) – 1h43min00
3- José Gabriel Marques (Specialized) – 1h45min30
4- Sebastian Miranda (Chile) – 1h49min09
5- Wolfgang Olsen (ASW/ProShock) – 1h49min45

UCI Junior Series
Masculino

1- Leonardo Aparecido da Cruz (Nomades Bike)
2- Edson de Resende Jr. (Yoou Bike)
3- Gonzalo Artal (ARG)
4- Gilberto Filho (TSW Racing)
5- Jeferson Batista da Silva (Tripp Aventura)

Feminino
1- Jaqueline Borba (Lar/Scott)
2 – Ana Paula Azevedo (Lar/Scott)
3 – Maria Paula Rodarte (Clínica da Circulação)
4 – Bianca Romão (ACELFI)
5 – Camila Melo Vilella (Trek)

Fan page – Quer acompanhar tudo sobre a Copa Internacional Levorin de Mountain Bike e ainda curtir fotos diferenciadas e vídeos das provas e dos atletas? Acesse a fan page oficial do principal circuito de MTB da América Latina pelo endereço http://www.facebook.com/CIMTB. A CIMTB Levorin também está no Twitter (@CIMTBLevorin) e Instagram (@CIMTB).