Notícias

CIMTB Levorin dá oportunidades para futuros profissionais através de parceria com Uniaraxá

A parceria entre a Copa Internacional Levorin de Mountain Bike e o Centro Universitário de Araxá (Uniaraxá), dará a oportunidade para futuros profissionais colocarem em prática o que aprendem em sala de aula. Alunos e professores dos cursos de Educação Física e Fisioterapia estarão presentes na CIMTB Levorin em Araxá, entre os dias 4 e 6 e março. Eles prestarão atendimentos aos atletas e ao público da competição.

O coordenador do curso de fisioterapia, Anderson Santos Carvalho, informou que cerca de 50 futuros fisioterapeutas, sob a supervisão de professores especializados na área de fisioterapia esportiva, oferecerão diferentes atendimentos aos atletas. “Vamos oferecer a crioimersão, que é quando os atletas entram na banheira com água e gelo para prevenir dores musculares ou lesões, e ainda a aplicação de bandagem elástica e avaliação e orientação aos corredores. Serão tratamentos a curto prazo para alívio de dores e tensões musculares e ainda relaxamento, antes e após a corrida”, explicou.

Segundo Anderson, a parceria é uma troca positiva. “A vantagem é tanto para os atletas quanto para a instituição, como a visibilidade do curso e na formação dos alunos, pois eles conseguem aplicar na prática o que é aprendido na sala de aula. Para os estudantes, a oportunidade é um diferencial, pois aumenta as possibilidades, como por exemplo trabalhar com atletas de alto rendimento. Além disso, os alunos podem desenvolver trabalhos científicos com dados dos atletas coletados durante o evento, sendo uma oportunidade para publicações de artigos”, explicou.

De acordo com o professor do curso de Educação Física, Rodrigo Otávio dos Santos, os estudantes deste curso irão auxiliar na parte da logística da competição. “Eles irão trabalhar em postos de distribuição de água, secretarias, organizar estacionamentos e auxiliar na pesquisa de satisfação. Ao todo, temos 140 alunos e professores dos dois cursos”, explicou.

Segundo ele, os alunos terão a oportunidade de colocar em prática o que aprendem na disciplina ‘Gestão e Organização de Eventos’. “Os alunos vão poder aprender tudo que é ensinado em um evento de nível muito elevado. Muitos começam o curso porque gostam de esporte, porém não tem intimidade com todas as modalidades. Então, participar de um evento de mountain bike, irá desperta neles uma nova curiosidade a partir do momento que vivenciam um evento desse porte”, disse.

Além de professor, Rodrigo também pratica o mountain bike e conta que vê o quanto o esporte cresceu depois que a CIMTB Levorin começou em Araxá. “Quando eu comecei, em 1992, acredito que tinha no máximo cerca de 50 praticantes. Hoje, acho que esse número deve ter aumentado cerca de 10 vezes. A CIMTB Levorin auxiliou não só a mudança do hábito esportivo quanto a mudança social, porque hoje, durante um pedal, a gente encontra todas as classes sociais praticando o mesmo esporte”, finalizou.

O organizador Rogério Bernardes diz que está sempre em busca de mudanças com finalidade de melhorias. “O evento passa por renovações constantes e cada ano evoluímos no planejamento e na operação do evento. A parceria com a Uniaraxá é fundamental neste processo pois os alunos tem papel fundamental na operação de várias áreas executando funções de grande importância. No caso da fisioterapia, como a prova é muito desgastante para os atletas da SuperElite em três dias seguidos, o trabalho de recuperação física é espetacular. Além dos atletas profissionais, os amadores e iniciantes também tiram proveito do atendimento.”, afirmou.

Credenciamento de imprensa

Para credenciar a imprensa para a cobertura do evento, que será entre os dias 4 e 6 de março, em Araxá, os jornalistas interessados devem encaminhar um e-mail para press@cimtb.com.br até o dia 3 de março com as seguintes informações:

 

Nome:
E-mail:
Telefone:
Veículo de comunicação:
Cidade:
Função:
Período:

A Copa Internacional de Mountain Bike comemora a 21ª Edição em 2016. O evento tem patrocínio da Levorin, o pneu oficial da competição e Co-Patrocinio da Audax.

Acompanhe tudo de um dos principais eventos do mountain bike mundial pela fanpage www.facebook.com/CIMTB  Nas redes sociais você poderá encontrar fotos e vídeos dos atletas e das provas.