Notícias

CIMTB Levorin: Brasil recebe etapa inédita da UCI Junior Series em São João del-Rei

Uma novidade promete agitar a segunda etapa da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike, nos dias 17 e 18 de maio, em São João del-Rei. Pela primeira vez o Brasil será sede de uma etapa da UCI Junior Series XCO, competição internacional de Cross Country Olímpico, com atletas de 17 e 18, com o aval da União Ciclística Internacional (UCI). Aproveitando a CIMTB Levorin, a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) optou por realizar a prova, último degrau para a Superelite, na mesma data do principal circuito de Mountain Bike da América Latina.

“Primeiro, apareceu a oportunidade de organizar o evento no Brasil. Comprometida com o desenvolvimento das categorias de base de todas as nossas modalidades, a CBC resolveu abraçar o projeto e realizá-lo pela primeira vez, fomentando a categoria Junior, uma das principais da base do Mountain Bike. A escolha da CIMTB Levorin foi feita por tratar-se de uma competição conceituada dentro do nosso calendário, com uma estrutura adequada às pretensões da CBC”, destaca o presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo, José Luiz Vasconcellos.

O calendário dos eventos da UCI Junior Series tem 17 provas distribuídas pelo mundo. Na América do Sul, serão disputadas quatro etapas em 2014. A agenda do circuito mundial foi aberta em fevereiro com o Subaru Australian Mountain Bike Season. A CBC estima que a UCI Junior Series XCO receberá muitos ciclistas do Brasil e países vizinhos da América do Sul. A pontuação para o ranking é diferenciada para as etapas do Junior Series, uma vez que a proposta da União Ciclística Internacional é de fomentar ao máximo a categoria. Assim, os 20 primeiros atletas da categoria pontuam no ranking mundial.

“Para nós da CIMTB Levorin foi uma honra sermos escolhidos pela CBC para organizar a prova em São João del-Rei. Será uma grande responsabilidade e trabalharemos seriamente para que tudo de certo. O evento vai valorizar muito a categoria Junior, a principal da base e último degrau antes da chegada à Superelite. Apesar da novidade com a UCI Junior Series, temos uma longa parceria com a Confederação, que em outras oportunidades nos permitiu organizar seletivas para Pan-Americano, Olimpíadas e outros campeonatos que reforçam nossa experiência”, enfatiza Rogério Bernardes, organizador da prova brasileira.

“Estamos na expectativa porque é uma categoria muito importante no cenário do Mountain Bike. Certamente teremos alguns destes atletas representando o Brasil e outros países nas Olimpíadas de 2020 e 2024”, prevê Rogério.

A Copa Internacional de Mountain Bike tem patrocínio da Levorin, o pneu oficial da competição. LM Bike, Shimano e Specialized são os co-patrocinadores do evento que comemora a 19ª edição em 2014.

Vídeos da etapa de Araxá – Durante os três dias de provas da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike, em Araxá, as duas equipes de videomakers produziram vídeos com belas imagens do principal circuito de MTB da América Latina. Os três primeiros, cada um de uma etapa do XCS (Cross Country por Estágios), foram produzidos pela Keka Vídeos. O vídeo oficial e o da Pearl Izumi Night Run são de autoria da OX Vídeos.

Confira os vídeos nos endereços abaixo :

Dia 1 – 2minn49 – Contrarrelógio Super Elite e Elite

Dia 2 – 2min24 – Short Track Super Elite e Elite

Dia 3 – 2min12 – XCO para todas categorias

Vídeo oficial da CIMTB Levorin etapa Araxá

Pearl Izumi Night Run etapa Araxá

Resultados oficiais – Todos os resultados finais, das 23 categorias realizadas em Araxá, podem ser encontrados no site oficial da CIMTB Levorin no endereço:

http://cimtb.com.br/a-copa/resultados/resultados-2014/

Fotos da CIMTB Levorin em Araxá – As fotos dos três dias de competição estão disponíveis no Flicker ofical: http://flickr.com/photos/cimtb/sets/

Fan page – Quer acompanhar tudo sobre a Copa Internacional Levorin de Mountain Bike e ainda curtir fotos diferenciadas e vídeos das provas e dos atletas? Acesse a fan page oficial do principal circuito de MTB da América Latina pelo endereço http://www.facebook.com/CIMTB. A CIMTB Levorin também está no Twitter (@CIMTBLevorin) e Instagram (@CIMTB)..