Notícias

CIMTB Levorin 2016 pode definir classificados para Rio 2016

Já estão definidas as datas das três etapas da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike e da Copa LM Bike de Amadores em 2016. Como de costume, a abertura será no Tauá Grande Hotel, em Araxá (MG), entre os dias 4 e 6 de março, novamente com classificação SHC (Hors Class), distribuindo importantes pontos para os 40 primeiros colocados da Super Elite nos rankings olímpico e mundial da União Ciclística Internacional (UCI), sendo 160 para o campeão.

A segunda etapa, em São João del-Rei, entre os dias 13 e 15 de maio, terá provas de XCE (10 pontos UCI ao vencedor) e XCO (60 pontos UCI ao campeão), além de ser pelo terceiro ano consecutivo válida pela UCI Junior Series, circuito que em 2015 terá um total de 25 etapas espalhadas por todo o mundo e que tem importância similar à de uma etapa de Copa do Mundo.

Congonhas, a “Cidade dos Profetas”, encerrará a temporada 2016 da CIMTB Levorin, de 4 a 6 de novembro, com o XCM válido como etapa do UCI MTB Marathon Series (100 pontos UCI ao primeiro colocado) e o Desafio da Ladeira.

“Tão importante quanto a organização das provas é a definição do calendário, ainda mais por 2016 ser um ano especial para o esporte. Com as datas já definidas, atletas das mais diferentes nacionalidades terão condições de planejar sua viagem ao Brasil, que estará ainda mais em evidência por causa da Olimpíada. Os atletas brasileiros, por sua vez, poderão conseguir pontos importantes sem precisar sair do País. Este planejamento é feito em parceria com UCI, CBC e FMC”, explica Rogério Bernardes, organizador da principal competição de MTB da América Latina.

Como a Olimpíada no Rio de Janeiro será realizada entre os dias 5 e 21 de agosto, as duas primeiras etapas da CIMTB Levorin antecederão o principal evento esportivo do ano e poderão ser decisivas na definição do número de vagas e dos representantes na competição de mountain bike. Serão computados para o ranking olímpico os pontos conquistados até o dia 24 de maio de 2016.

“A Copa Internacional Levorin sempre ajuda muito o País nos rankings da UCI. A etapa de Araxá, por exemplo, distribuiu neste ano 760 pontos aos nossos ciclistas mais bem colocados, elevando a classificação dos brasileiros. Em 2016, a CIMTB Levorin mais uma vez será fundamental para os ciclistas que sonham representar o Brasil no Rio”, acrescenta Rogério.

Além da questão classificatória, a Copa Internacional Levorin de Mountain Bike será decisiva na preparação dos atletas. “A etapa de São João del-Rei será realizada a menos de três meses da abertura da Rio 2016, o que pode representar para os ciclistas a última grande oportunidade de competir com atletas de alto nível antes das Olimpíadas”, completa o organizador da CIMTB Levorin.