Notícias

CIMTB – 10 anos de UCI

SeloUCI-10anosEste ano é particularmente especial para a CIMTB pois serão completados 10 anos que o evento faz parte do calendário mundial da UCI contando pontos para o ranking internacional. A data coincide com a etapa de Araxá que recebeu pela primeira vez uma etapa do calendário internacional em 2004.

Neste 10 anos foram mais de 30 provas superviosionadas pela UCI que fizeram parte de momentos importantes para o mountain bike brasileiro como seletiva do Pan 2007 no Rio, Olimpíadas de Pequim 2008 e Londres 2012, entre outros.

Além disso, os pontos conseguidos pela CIMTB nestes anos foram fundamentais para o Brasil conseguir uma boa colocação no Ranking das Confederações e, consequentemente, vagas e um melhor posicionamento nas largadas para atletas brasileiros nas principais competições.

Para Rogério Bernardes, organizador do evento, “este trabalho não seria possivel sem a presença dos atletas, apoio dos patrocinadores, das prefeituras municipais, dos empresários das cidades sede, das lojas credenciadas, das federações estaduais e da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).”

Nestes anos, a busca em realizar um evento de qualidade fez com que a CIMTB conseguisse façanhas importantes. Uma delas foi atingir a Classe 1, dentro dos critérios da UCI, em todas as três etapas de XCO (Cross Country Olímpico) em 2013. Outra foi conseguir trazer, desde 2012, etapas de XCE (Sprint Eliminator) para o Brasil e ter a parceria da TV Integração (afiliada da TV Globo) com transmissões ao vivo que estão bombando.

“Para nós é uma honra muito grande completarmos 10 anos de UCI. Além disso, a cada ano a nossa responsabilidade no cenário internacional do mountain bike aumenta e mais atletas de outros países confirmam presença.”, conclui Rogério Bernardes.