Notícias

Ciclistas de oito países decidem o Short Track no Shimano Fest, em Sorocaba

Maior evento de bike e pesca da América Latina, o Shimano Fest 2014 recebe neste ano, em Sorocaba, o encerramento da temporada do Shimano Short Track Latino América. Oito países disputam a final, sábado e domingo (22 e 23), da competição internacional de Cross Country (MTB) em pista reduzida: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Paraguai e Panamá. O campeonato foi criado pela Shimano em 2010 para ajudar na evolução do esporte na região e popularizar cada vez mais o Mountain Bike, pois a modalidade em pista reduzida torna a competição mais acirrada e possibilita ao publico acompanhar todas as disputas.

Entre os brasileiros, estão confirmadas as ciclistas Isabella Lacerda e Raiza Goulão, ambas em campanha olímpica para os Jogos Rio 2016, além de destaques da elite masculina, como Guilherme Muller, Thiago Aroeira, Daniel Grossi e Marcelo Cândido. Os atletas do País serão desafiados pelos melhores latino-americanos, como Hermann Armoa (PAR), Fabio Castañeda (COL), Lucas Escobedo (ARG), Matias Carsillo (ARG), Edgar Zurita (EQU) e Euclides Calderón (PAN) entre os homens, e Valentina Giraudo (CHI), Adriana Rojas (CRI) e Maria Cálcena (PAR) no feminino.

Campeã da etapa brasileira realizada na edição 2013 do Shimano Fest, em Mogi das Cruzes, Raiza Goulão garantiu, com o resultado, o direito de disputar a decisão na Colômbia, há um ano. Em Medellin, Raiza foi vice-campeã, subindo ao pódio com a vencedora, Laura Abril (COL), e costarriquenha Adriana Rojas, terceira colocada.

“Ser vice-campeã latino-americana no Shimano Short Track na Colômbia foi acima do que esperava. Estava em pré-temporada já pensando no ano seguinte e fiquei muito feliz com a oportunidade de viajar e representar o Brasil na competição”, relembra Raiza. “Agora, estou no início dos meus treinos, mas certa de que vou fazer o melhor em Sorocaba. Será difícil pelo alto nível das concorrentes, mas como sempre focarei apenas em mim para aumentar a concentração”, completa a atleta Soul Rider.

Destaque da nova geração do Mountain Bike brasileiro, o mineiro Guilherme Müller participará de sua quarta edição consecutiva do Shimano Short Track. O ciclista da LM/Shimano é um dos principais candidatos do País a desbancar os estrangeiros na competição. “É muito importante a disputa com atletas de alto nível, para adquirir experiências e aprender com eles. Apesar de estar retornando das férias, vou entrar na prova e disputá-la com muita vontade. Será uma das primeiras competições visando 2015”, conta Müller.

A final latino-americana do Shimano Short Track faz parte da programação do Shimano Fest 2014 nos dias 22 e 23. No sábado, o de Kit Atleta pode ser retirado entre 9h e 11h, com treinos livres entre 9h30 e 13h30. O Congresso Técnico, está marcado para 14h e a final das categorias mídia e expositores, às 15h. No dia seguinte, as classificatórias serão entre 9h30 e 11h, com finais a partir das 13h30.

O Shimano Fest, evento totalmente gratuito e para todos os públicos, é realizado pela Shimano, multinacional líder mundial nos mercados de bike e pesca, e tem apoio da Prefeitura Municipal de Sorocaba e da Urbes (Empresa de Desenvolvimento Urbano e Social de Sorocaba). Tradicionalmente é sugerida a doação de 1 kg de alimento não perecível como ingresso.

Programação do Shimano Short Track 2014:

Sábado – 22 de novembro
9h às 11h – Retirada de Kit Shimano Short Track
9h30 às 13h30 – Treino Shimano Short Track
14h às 14h30 – Congresso Técnico Shimano Short Track
15h às 16h – Final Shimano Short Track Mídia/Expositores

Domingo – 23 de novembro
9h30 às 11h – Classificatórias Shimano Short Track – categoria Elite
13h30 às 16h – Final Latino-Americana Shimano Short Track
16h às 16h30 – Premiação Shimano Short Track

Mais informações sobre o evento no site shimanofest.com.br

Gustavo Coelho / Paula Otero MTb 17268/MG
E-mail: gustavo@zdl.com.br