Notícias

Ciclista belga Frans Claes pronto para brigar por mais um título na CIMTB Levorin

Após chegar em Congonhas na madrugada da última quinta-feira (5), o belga Frans Claes treinou no percurso de 60 km da UCI Marathon Series e já sabe o que terá pela frente na CIMTB Levorin. Junto de mais de 1.800 ciclista, Frans largará na manhã do próximo domingo, dia 8 de novembro, às 9h15 (horário de Brasília), visando seu segundo título na maior competição de mountain bike da América Latina, após ter vencido a última etapa de 2013, o XCS – Cross Country por Estágios – em três dias de provas em Sauipe (BA).

“Será minha segunda participação na Copa Internacional Levorin de MTB. A primeira vez foi na Costa do Sauipe, na Bahia. Era um ambiente totalmente diferente, bem próximo da Costa Atlântica. Aqui em Congonhas o cenário também é bem legal, em uma cidade histórica com ótima atmosfera. Me parece um lugar especial para estar e competir”, contou o ciclista de 32 anos, que iniciou a vida de profissional no ciclismo tarde, aos 25.

Especialista em Maratona, o belga espera fazer um bom resultado no domingo. “Estou bem fisicamente e acho bem possível me destacar na competição. O percurso da prova é muito com rápido, com bastante cascalho e poeira. Está fazendo calor, algo que não estou acostumado devido as condições climáticas serem bem diferentes da Europa. Onde vivo está muito mais frio, ou seja, terei de me hidratar constantemente.

Campeão belga de Maratona em 2015 e detentor de um total de 14 vitórias na temporada, como da duríssima Breck Epic, corrida de estágios realizada a uma altitude média de 3.000 metros, durante seis dias no Colorado, nos EUA, Frans elogia a CIMTB Levorin. “Resumidamente, a pista está muito boa, com várias subidas e outras partes bem técnicas. Para uma competição de Maratona (XCM), o percurso está perfeito”, avaliou.

Frans Claes na Bélgica

Programação – Às 20h desta sexta-feira (6), o Desafio da Ladeira e a CIMTB Extreme Night Run inauguram o final de semana recheado de emoção e superação. Alguns dos principais nomes da modalidade no Brasil e no exterior participarão do Desafio, nas ladeiras de Congonhas, com o término na frente do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos. Haverá duas baterias na semifinal masculina – com 10 ciclistas em cada – e a final feminina.

No sábado (7), às 16h, será realizado o Passeio Ciclístico Sense Bike, aberto ao público, com a finalidade de promover a mobilidade urbana, a saúde e a preservação do meio ambiente. Durante todo o dia, das 10h às 18h, a confirmação das inscrições (entrega 2 kg de alimento obrigatório – exceto fubá e sal) estará sendo feita, com a entrega de numerais, lacre da bicicleta e credenciamento de apoio dos atletas/equipes.

No domingo (8), dia em que não haverá confirmação de inscrições, as atividades começam às 8h30, com início do alinhamento dos atletas utilizando o ranking da CIMTB Levorin (15 primeiros). Às 9h15 será dada a largada de todas as categorias que pedalam o percurso completo de 60 km, para 30 minutos depois acontecer a largada de todas as categorias com o percurso reduzido de 38 km. Às 14h30 ocorre a premiação da etapa e do Concurso Redação e Desenho, com a premiação final da temporada de 2015 logo em seguida.