Notícias

Brasileiros lutam para manter soberania na CIMTB Levorin de São João del-Rei

São Paulo (SP) – A cidade de São João del-Rei já vive a expectativa de receber, pelo terceiro ano consecutivo, a segunda etapa da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike, que será realizada entre a próxima sexta-feira (15) e domingo. Nas duas edições anteriores, os brasileiros foram soberanos na Super Elite Masculina: títulos de Ricardo Pscheidt (Trek/Shimano) em 2013 e Henrique Avancini (Cannondale) em 2014. Se o número de atletas estrangeiros inscritos na edição deste ano for levado em conta, os brasileiros precisam ligar o sinal de alerta, pois mais oito países terão representantes: Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, Suíça e Venezuela.

“A forte presença de estrangeiros torna a CIMTB Levorin ainda mais atrativo para o público e os ciclistas, porque aumenta o nível da competição e também a possibilidade de acontecer algum resultado surpreendente”, afirma Rogério Bernardes, organizador da principal competição de Mountain Bike da América Latina.

Além do título na edição do ano passado, Henrique Avancini chega a São João como principal favorito por ser o brasileiro mais bem colocado no ranking da UCI (10º) e por ter encerrado a etapa de Araxá, a primeira da temporada 2015, na segunda colocação, atrás apenas do eslovaco Michal Lami, que não competirá. O que pode atrapalhar os planos do ciclista fluminense é uma lesão no pé esquerdo, da qual Avancini se recuperou recentemente.

“Cheguei até a cogitar não participar da etapa de São João del-Rey. Resolvi abortar o Sprint Eliminator, vou competir apenas no Cross Country. Pretendo fazer uma prova mais cautelosa, para evitar o desgaste físico excessivo. Não gosto muito de competir dessa maneira (sem estar 100% fisicamente), mas preciso ser mais prudente”, explica Avancini, revelando os fatores que o convenceram a competir em São João. “É um circuito com algumas partes lentas, o que possibilita muitas disputas e ultrapassagens, tornando a prova bastante atrativa para o público que assiste. É sempre legal competir numa prova assim, um pouco mais ‘nervosa'”.

Apesar de rejeitar o rótulo de favorito, Ricardo Pscheidt confia em seu retrospecto na etapa de São João del-Rei da CIMTB Levorn para conquistar um bom resultado novamente: além do título em 2013, o ciclista catarinense terminou em terceiro no ano passado.

“Não gosto de dizer que sou um dos favoritos porque todo ano temos novos atletas chegando e se destacando. Mas entrarei pensando em cumprir minha meta, que é terminar entre os três primeiros colocados. O que me faz confiar na possibilidade de atingir o objetivo é meu histórico: sempre tive um desempenho constante na Copa Internacional. Então, se eu estiver num dia bom, acho que tenho chances até de brigar pela vitória”, planeja Pscheidt.

O vice-campeão no ano passado, Rubens Valeriano (AOO Specialized), pretende mudar a tática para tentar conquistar o título em 2015. “Queria manter a mesma estratégia do ano passado, mas soube que a pista teve algumas mudanças. Por isso estou louco para chegar a São João, reconhecer a pista e detectar os pontos de ultrapassagem, os trechos mais técnicos e onde dá para descer mais”.

Etapa poderá melhorar posição brasileira no ranking olímpico – A etapa de São João del-Rei da CIMTB Levorin também será importante para as pretensões olímpicas do Brasil. Atualmente, o país está na 12ª colocação do ranking masculino de Cross Country da UCI, posição que garante dois brasileiros nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Por ter classificação classe 1, a competição em São João dará 60 pontos ao campeão do Cross Country (XCO) e 10 pontos ao vencedor do Sprint Eliminator (XCE).

Em Araxá, a Copa Internacional Levorin de Mountain Bike distribuiu, no total, 2742 pontos UCI aos competidores e ajudou os brasileiros a melhorarem no ranking mundial e olímpico.

Programação definida – A segunda etapa da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike, que será disputada no Campus Tancredo Neves da UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei), já tem a programação definida. O primeiro dia está reservado aos treinos livres e tomadas de tempo do Sprint Eliminator.

No sábado, o dia é cheio. Logo cedo (9h00), as finais do Sprint Eliminator, depois treinos livres para todas as categorias do Cross Country. No início da tarde (14h00), o Passeio Ciclístico Sense Bike, seguido das provas e premiações das categorias da LM Bike de Amadores (15h30). O dia termina com Congresso Técnico (18h15) e a largada da corrida a pé, Night Run (19h30).

O domingo começa às 8 horas da manhã, com as primeiras largadas da CIMTB Levorin, seguidas pelas respectivas premiações, com destaque para a Super Elite, masculina e feminina, a partir de 14 horas.

Aberto o credenciamento de imprensa A organização da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike abriu o credenciamento de imprensa para a cobertura da segunda etapa do principal evento de Mountain Bike da América Latina. Os jornalistas interessados em acompanhar as atividades no CTAN devem formalizar o pedido até 12 deste mês, pelo e-mail press@cimtb.com.br, com as seguintes informações:

Nome:
E-mail:
Telefone:
Veículo de comunicação:
Cidade:
Função:

A Copa Internacional de Mountain Bike comemora a 20ª Edição em 2015. O evento tem patrocínio da Levorin, o pneu oficial da competição, e o co-patrocínio de LM Bike, Shimano, Specialized e Audax.

Fan page – Quer acompanhar tudo sobre a Copa Internacional Levorin de Mountain Bike e ainda curtir fotos diferenciadas e vídeos das provas e dos atletas? Acesse a fan page oficial pelo endereço: Fanpage no Facebook: www.facebook.com/CIMTB.

Mais informações:
Twitter: @CIMTBLevorin
Instagram: @CIMTB.
site http://cimtb.com.br/

Vítor Dalseno / Doro Jr. – Mtb 13209
E-mails: press@cimtb.com.br
Tel: 11 32855911 / Vivo: 11 9.8457-9699

Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação