Notícias

Bikes da CIMTB Levorin invadem Congonhas, a ‘Cidade dos Profetas’

 

Vista aérea de Congonhas (MG) - Crédito: Bruno Senna / CIMTB Levorin

Vista aérea de Congonhas (MG) – Crédito: Bruno Senna / CIMTB Levorin

Durante três dias, de 15 a 17 de agosto, mais de 1.500 ciclistas entre os principais nomes do MTB Cross Country do Brasil farão uma verdadeira viagem ao passado. A terceira etapa da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike ocupará as ruas e estradas de terra da histórica Congonhas, fundada em 1757 quando a arte barroca, com sua dramaticidade intensa, era destaque em todo o mundo, entre os século XVII e XVIII.

Congonhas teve sua origem na fundação do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, por Feliciano Mendes, de Guimarães (Portugal), de início modesta cruz e oratório. O santuário barroco, localizado no morro do Maranhão, é hoje um conjunto arquitetônico e paisagístico formado por uma basílica, um adro com esculturas de Doze Profetas feitas por Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e seis capelas com cenas da Paixão de Cristo, a Via Crucis. Tombado pelo SPHAN (atul IPHAN), em 1939, como patrimônio histórico nacional, foi considerado Patrimônio Mundial da Unesco em 1985.

Homenageada no Desafio da Ladeira com a presença de 12 ciclistas finalistas em cada categoria, masculina e feminina, o conjunto de “Os Doze Profetas” é composto por 12 estátuas feitas em pedra-sabão por Aleijadinho, entre 1795 e 1805, que retratam os apóstolos: Isaías, Jeremias, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oséia, Joel, Abdias, Amós, Jonas, Habacuque e Naum. No Desafio da Ladeira, prova na modalidade Uphill (subida de montanha), o local é a linha de chegada para a definição dos primeiros campões da CIMTB Levorin.

Outros pontos turísticos – Também são destaques no turismo em Congonhas os Museus Romaria e da Imagem e Memória, as Igrejas de Nossa Senhora da Conceição e do Rosário, e o Parque da Cachoeira. Fácil de ser vista e visitada, Congonhas pode ser facilmente percorrida a pé, basta aos turistas apenas estarem dispostos para subir e descer as ladeiras da cidade e adentrar as igrejas que abrigam as obras de seu mais famoso morador, Aleijadinho.

Congonhas comemora o Bicentenário de Aleijadinho – Na temporada em que se disputa a 19ª edição da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike, com Congonhas como sede da terceira etapa, comemora-se em Minas Gerais o Bicentenário de Aleijadinho. Nascido em Ouro Preto em 1730 (outros registros dão conta do nascimento em 1738), Aleijadinho faleceu no dia 18 de novembro de 1814, data em que se comemora o Dia do Barroco Mineiro. 

Sua obra mistura diversos estilos do barroco, com características do rococó e dos estilos clássico e gótico. Suas obras de arte utilizavam principalmente a pedra-sabão, matéria-prima brasileira. A madeira também foi utilizada pelo artista. Além do conjunto de esculturas do Santuário do Bom Jesus de Matosinho, Aleijadinho deixou sua marca no retábulo de locais históricos como a capela-mor da Igreja de São Francisco, em São João del-Rei, e das Igrejas de São Francisco de Assis e Igreja de Nossa Senhora do Carmo, ambas em Ouro Preto. 

Fim das inscrições com preços promocionais – Encerra-se no próximo domingo (3) o período de inscrições para a Copa Internacional Levorin com preços promocionais. A prova terá vagas limitadas a 1.500 atletas e valor promocional até 15 dias antes da prova: CIMTB Levorin R$ 106,00 e Copa LM Bike de Amadores a R$ 60,00. Após este período, de 4 a 10 de agosto, os valores dobram. Acesse o site www.cimtb.com.br e faça já sua inscrição.

Revista Digital da CIMTB Levorin – Está disponível no site oficial da prova a Revista Digital de Congonhas, com as principais novidades da etapa, além das belas fotos de São João del-Rei e um balanço completo do que rolou na cidade “Onde os Sinos Falam”. Destaque ainda para os líderes das 22 categorias da competição. Para ler o conteúdo, basta acessar o endereço:http://cimtb.com.br/clipping/revista/congonhas-2014/ ou clicar aqui

Drone virtual permite visualizar pista de Congonhas – A organização da CIMTB Levorin disponibiliza em seu site oficial o drone virtual, que permite a visualização da maratona em Congonhas. São quatro distâncias distintas: Super Elite (67 km), Elite (57 km), Amadores (38 km) e Reduzido (33 km). Para fazer o passeio, basta acessar o endereço: http://cimtb.com.br/etapas/uci-mtb-marathon-series-xcm-congonhas/.

A Copa Internacional de Mountain Bike tem patrocínio da Levorin, o pneu oficial da competição. LM Bike, Shimano e Specialized são os co-patrocinadores do evento que comemora a 19ª edição em 2014. 

Fan page – Quer acompanhar tudo sobre a Copa Internacional Levorin de Mountain Bike e ainda curtir fotos diferenciadas e vídeos das provas e dos atletas? Acesse a fan page oficial do principal circuito de MTB da América Latina pelo endereço: Fanpage no Facebookwww.facebook.com/CIMTB. A CIMTB Levorin também está no Twitter: @CIMTBLevorin e no Instagram: @CIMTB.

Confira o balanço da primeira etapa em Araxá (MG): Balanço Araxá

Confira o balanço da segunda etapa em São João del-Rei (MG): Balanço São João

Pontuação da CIMTB Levorin após duas etapas: Pontuação CIMTB Levorin

Pontuação da Copa LM Bike de Amadores após duas etapas: Pontuação Copa LM Bike de Amadores