Notícias

Avancini e Isabella Lacerda repetem a dose e faturam o Short Track, em Araxá

Crédito: Bruno Senna/CIMTB

Crédito: Bruno Senna/CIMTB

Os ciclistas Henrique Avancini e Isabella Lacerda, campeões de 2013 da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike, repetiram neste sábado o feito do primeiro dia, quando realizou-se o Contrarrelógio, e conquistaram mais 15 pontos na classificação geral com a vitória no Short Track. A prova foi disputada em pista reduzida, com a extensão de 1,5 km por volta. Ambos aumentaram a folga para os vice-líderes da competição, que soma 120 pontos no ranking mundial aos campeões.

Na Super Elite, Avancini completou o percurso em 33min25s265, 24 segundos à frente de Ricardo Pscheidt e Rubinho Valeriano, segundo e terceiro colocados, respectivamente. Assim, a diferença para o segundo no geral, Rubinho, aumentou para 53 segundos. “Na bateria classificatória, percebi que em alguns trechos teríamos disputas com atritos para entrar nas partes mais estreitas da pista. Planejei atacar na segunda volta, após um início conservador. Pensei que Pscheidt e Rubinho conseguiriam fazer uma perseguição, mas com três voltas para o final eles diminuíram gradativamente o ritmo e consegui aumentar a distância”, comemorou Avancini. “Na etapa final, o Cross Country (no domingo), vou confiar nos meus companheiros de equipe, Sherman e Frederico. Está tudo perfeito até o momento. Vou administrar meus 53 segundos de vantagem e tentar consolidar a vitória”, completou.

A grande disputa da Super Elite foi protagonizada por Ricardo Pscheidt e Rubinho Valeriano. Após uma largada em que caiu para a 12ª colocação, Pscheidt recuperou-se e ultrapassou Rubinho a duas voltas do fim. “Sinceramente não esperava esse resultado tão bom no Short Track, porque essa não é minha prova favorita. No Contrarrelógio me desgastei muito e imaginei que não chegaria entre os cinco neste sábado. Na segunda e terceira volta acelerei muito e consegui encostar no Rubinho. Tentamos buscar o Avancini, não foi possível, então o segundo lugar ficou de ótimo tamanho”, vibrou Pscheidt. “Não sou tão novo quando a maioria dos rivais e sei que o Short Track é uma prova de explosão, em que os jovens conseguem se destacar. Por isso, estou muito satisfeito”, concluiu.

No feminino, Isabella Lacerda escolheu a estratégia correta, e ultrapassou Raiza Goulão a duas voltas do fim. Com o tempo de 36min35s694 contra 36min57392 de Raiza, Isabella conseguiu uma folga ainda maior na liderança do XCS: 1min9 de vantagem. “A Raiza é uma atleta muito forte e já esperava que ela viria com tudo, porque sempre anda bem em Short Track. Me poupei buscando o vácuo e acompanhei o máximo que pude. Quando abri duas voltas para o fim, ataquei e logo pensei que não deveria ter ido, uma vez que faltavam mais de cinco minutos de competição. Deu certo e consegui uma boa vantagem. Agora é me concentrar para a etapa final, que será longa e vou tentar me recuperar fisicamente”, avaliou Isabella.

Segunda colocada nas duas provas, Raiza avaliou sua estratégia. “O Short Track é uma prova de explosão, então puxei o ritmo forte desde o começo, o que talvez tenha sido a estratégia errada. A gente aprende com os próprios erros, que é a melhor forma. Consegui manter a segunda colocação, fiz meu máximo e agora vou descansar para Cross Country Olímpico”, contou Raiza. “Vou seguir meu planejamento, que visa estar no ápice da forma física entre junho e agosto, quando serão realizados o Campeonato Brasileiro e também o Campeonato Mundial”.

Crédito: Bruno Senna/CIMTB

Crédito: Bruno Senna/CIMTB

A decisão no domingo será realizada às 14h, durante a quarta largada, no formato Cross Country Olímpico. A pista será a mesma do XCT (Contrarrelógio). Entre os profissionais, os homens darão seis voltas e as mulheres quatro no circuito de 5,8 km. O critério de alinhamento nesta etapa levará em conta o tempo somado nas duas fases anteriores.

Copa LM de Amadores – Celeiro de novos atletas, Copa LM de Amadores será atração da CIMTB Levorin neste domingo. A competição iniciará às 8h durante a primeira largada para todas as categorias, exceto Segurança Pública, que entra na pista às 10h. São cerca de 600 ciclistas inscritos para a prova que é a categoria de base da Copa Internacional Levorin de MTB, em que os iniciantes tem um primeiro contato com o universo do Mountain Bike.

Governador – O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, fez homenagem aos quatro atletas que representaram o Brasil no Mountain Bike, nos Jogos Sul-Americanos, disputados no final de semana passado, no Chile. O evento foi realizado na noite de sexta-feira no Tauá Grande Hotel, em Araxá, sede da etapa de abertura da Copa Internacional Levorin de MTB, e contou a presença do prefeito Municipal, Jeová Moreira da Costa.

Crioimersão na CIMTB Levorin – A convite da organização, o Dr. José Alexandre Bachur, docente do Centro Universitário Uniaraxá e da Universidade de Franca, realiza durante a etapa de Araxá o estudo científico “Fadiga e os Efeitos da Crioimersão Corporal em Atletas”. Nele, 25 ciclistas inscritos na CIMTB Levorin foram escolhidos para realizar coletas antes e depois de cada uma das provas. A crioterapia consiste na utilização de água fria com fins terapêuticos.

“Embora o procedimento de imersão corporal em água fria, para aceleração da recuperação após o esforço físico esportivo, seja bastante utilizado em diferentes modalidades esportivas, ainda necessitamos de mais estudos para compreendermos melhor os seus benefícios e as melhores formas de utilizar esta técnica. Esperamos contribuir com a evolução científica das ciências do esporte, na geração de dados e conhecimentos importantes para a gestão da saúde física e mental dos atletas”, informou o Dr. Bachur.

Vídeos do primeiro dia – A equipe de produção de vídeos oficiais da Copa Internacional Levorin de MTB, a OX Vídeos e a Keka Vídeos, editou os dois primeiros com imagens das provas de sexta-feira (21), o Contrarrelógio, e entrevistas com destaques da competição. Para conferir os conteúdos, acesse os endereços abaixo:

Vídeo 1 do 1º dia da CIMTB Levorin

Programação

Domingo – 23 de março
8h – 1ª Largada – Copa LM de Amadores (todas as categorias exceto Segurança Pública)
10h – 2ª Largada – CIMTB Levorin (Sub-45, Sub-17, Sub-50, PNE, Sub-55, Sub-60, Over-60, Sub-15, Segurança Pública da Copa LM de Amadores + MIRIM
11h – Premiação categorias 1ª Largada Copa de Amadores
12h – 3ª Largada – CIMTB (Júnior, Sub-30, Sub-35, Sub-40)
13h15 – Premiação categorias 2ª Largada CIMTB Levorin + Concurso de Redação e Desenho
14h – 4ª Largada – CIMTB (SUPER ELITE e Elite Feminina)
14h45 – Premiação categorias 3ª Largada CIMTB Levorin
16h15 – Premiação categorias 4ª Largada CIMTB Levorin e em seguida premiação geral XCS

Resultados do Short Track

Masculino :
1.- Henrique Avancini (Caloi) – 33min25s265
2.- Ricardo Pscheidt (Trek/Shimano) – a 24s427
3.- Rubens Valeriano (Merida) – a 24s649
4.- Sherman Trezza (Caloi) – a 53s497
5.- Mario Antonio Oliveira (Ice) – a 53s899
6.- Frederico Mariano (Caloi) – a 53s948
7.- Guilherme Muller (LM/Shimano) – a 59s518
8.- Marcelo Cândido (LM/Shimano) – a 1min11s774
9.- Wolfgang Soares Olsen (BMC) – a 1min16s515
10.- Nicolas Sessler – a 1min19s078

Feminino :
1.- Isabella Lacerda (LM/Shimano) – 36min35s694
2.- Raiza Goulão (Soul Cycles) – a 21s698
3.- Alexandra Serrano (Equador) – a 56s997
4.- Roberta Stopa (DaMatta ) – a 1min34s095
5.- Erika Gramiscelli (InterTrilhas) – a 2min16s929
6.- Sofia Subtil (BMC) – a 2min20s244
7.- Letícia Cândido (Focus/OCE) – a 3min13s308
8.- Liege Walter (Alto Rendimento) – a 3min45s266
9.- Mariana Carcute (BMC) – a 4min52s033
10.- Aline Lombello (Durão Bikes) – a 5min20s602

Revista Digital – Novidade em 2014, a Revista Digital da CIMTB Levorin já está no ar. Para ler seu conteúdo, acesse o endereço: cimtb.com.br/clipping/revista/araxa-2014/. Nesta primeira edição você ficará por dentro de tudo que vai rolar na abertura do principal circuito da Mountain Bike da América Latina.

Fan page – Quer acompanhar tudo sobre a Copa Internacional Levorin de Mountain Bike e ainda curtir fotos diferenciadas e vídeos das provas e dos atletas? Acesse a fan page oficial do principal circuito de MTB da América Latina pelo endereço http://www.facebook.com/CIMTB. A CIMTB Levorin também está no Twitter (@CIMTBLevorin) e Instagram (@CIMTB).

A Copa Internacional de Mountain Bike tem patrocínio da Levorin, o pneu oficial da competição. LM Bike, Shimano e Specialized são os co-patrocinadores do evento que comemora a 19ª temporada em 2014. Apoios: Scott, Isapa, ASW, Calypso, Carbo Energy Gel, Vizan e Proshock. Parceiros estratégicos: Prefeitura de Araxá, Copasa e Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Esporte.