Notícias

Atletas de três continentes estiveram na CIMTB Levorin em Araxá

Foto: Fábio Piva

Cerca de 15 mil estiveram no Complexo do Barreiro nos três dias do evento Foto: Fábio Piva

Cerca de 1500 atletas se reuniram no Parque do Barreiro em Araxá para a maior competição de mountain bike das Américas entre os dias 4 e 6 de março. O evento marca a abertura da temporada da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike (CIMTB Levorin). Com um público de cerca de 15 mil pessoas nos três dias do evento, a CIMTB Levorin reuniu grandes nomes do mountain bike. Ao todo, atletas de cerca de 15 países, três continentes, estiveram na competição em busca dos preciosos pontos para o ranking da União Ciclística Internacional (UCI), mesmo ranking de onde sairão os classificados para os Jogos Olímpicos.

Ao todo os campeões da etapa, o brasileiro Henrique Avancini e a polaca Maja Wloszczowska somaram 160 pontos. Os dois já estão classificados para os Jogos 2016 e com os pontos poderão melhorar a posição de largada nos Jogos Olímpicos. Ao todo, atletas de cerca de 15 países passaram pelo complexo do Barreiro. Polônia, Sérvia, Portugal, Áustria, Estados Unidos, Eslováquia, Costa Rica, Suíça e vários da América do Sul estavam na disputa.

O comissário da UCI, o canadense Jason Howard, supervisionou o evento há dois anos e voltou em 2016. Ele disse foi possível ver que a CIMTB Levorin cresceu ainda mais. “Simplesmente é muito legal voltar e ver que a CIMTB Levorin está chegando cada vez mais longe e ficando cada vez melhor. A organização está ótima. Ciclistas de outros países estão vindo, temos atletas da Europa, o que é fantástico, e também da América do Norte a América do Sul. É definitivamente uma vantagem ter tantos atletas no Brasil representando a competição internacional e isso ajuda a construir a disputa e criar um nível de competição mais alto, fazendo com os próprios atletas brasileiros fiquem ainda mais fortes”, disse.

Para o organizador do evento, Rogério Bernardes, 2016 foi um marco para a CIMTB Levorin e Araxá. “Tivemos presença de grandes nomes do mountain bike mundial e disputas espetaculares. Além disso, o público presente no evento foi muito grande e deu um show”, afirmou.

Foto: Bruno SennaEconomia
A CIMTB Levorin foi contra a situação econômica atual do Brasil. O evento movimentou diversas áreas do setor econômico da cidade. Apesar do evento acontecer entre dois feriados, Carnaval e Semana Santa, em um dos piores períodos do ano para o setor, todos os hotéis de Araxá tiveram 100% de ocupação, sendo que houve atletas que ficaram em cidades vizinhas. Restaurantes, bares, taxis, tiveram uma movimentação maior, e ainda gerou empregos temporários durante o evento.

“O maior evento turístico de Araxá. Ele é importante não só pra mim, como a cidade inteira, movimenta hotéis, restaurantes. É o único que traz realmente gente de fora pra cá”, disse o proprietário do Restaurante Pizzaiolo, Jair Paiva da Silva Júnior.

Passeio Ciclístico
A CIMTB Levorin também promoveu o passeio ciclístico no sábado que tem o objetivo de incentivar o esporte. O percurso começou na frente ao Estádio Fausto Alvim e chegou até o local do evento, onde foi sorteada uma bicicleta Houston e pneus da Levorin. Arthur Ferreira, de 7 anos, foi um dos sortudos e levou para casa a bike Houston.

Concurso de Redação
Alunos de 12 escolas da rede pública participaram da concurso da CIMTB Levorin. Na categoria desenho, Larissa Cristina da Silva, da Escola Municipal Rural José Bento foi a campeã. Já na redação venceu a estudante Alice Elen dos Santos, da Escola Municipal Rural Padre. Os vencedores e professores foram premiados com duas bikes da Houston.

Rodada de Negócios
O Sebrae-MG, Aliança Bike e Pedra do Sino Eventos, instituição que promove a CIMTB Levorin, realizaram a III Rodada de Negócios na CIMTB Levorin. O evento criou oportunidades para aquecer o mercado dando oportunidade para varejistas e profissionais do setor negociarem com fornecedores e conhecerem novidades do segmento.

Visibilidade
Como este ano a competição recebeu atletas de diversos países, a CIMTB Levorin foi notícias em três continentes: América do Sul, América do Norte e Europa. Esta divulgação leva também o nome de Araxá e faz com que nos próximos anos os atletas que estavam na competição retornem, e que novos atletas participem da CIMTB Levorin, o que já aconteceu entre 2015 e 2016. Acesse o link e confira o vídeo divulgado no site da TVP da Polônia.

Esta é a 21º edição da competição. O evento tem patrocínio da Levorin, o pneu oficial da competição e Co-Patrocinio da Audax. A CIMTB Levorin conta com o apoio da Prefeitura de Araxá e diversos parceiros e entidades da cidade e do Estado.

Agora a CIMTB Levorin se prepara para a segunda etapa, em São João Del Rei entre os dias 13 e 15 de maio.