Notícias

Atletas da Júnior se preparam para prova UCI Junior Series, em São João del-Rei

Competição é oportunidade de fortalecer nível de mtb brasileiro. Largada será no domingo (11 de junho)

Bruna ficou com o 1º lugar em Araxá (Foto: Alexandre Moreira/Fotop)

Se é adrenalina que você busca, é na Copa Internacional Levorin de Mountain Bike (CIMTB Levorin) que você vai encontrar. Isso porque o evento reúne as melhores disputas do mountain bike, como por exemplo a UCI Junior Series na 2º etapa, em São João del-Rei. A prova tem a largada às 12h, no domingo, 11 de junho e o evento acontece no Campus Tancredo Neves da Universidade Federal de São João del-Rei (Ctan – UFSJ) e está com as inscrições abertas.

Este é o quarto ano que a competição irá sediar uma etapa da UCI Junior Series. Na América do Sul, existem apenas dois eventos com esta classificação, sendo que um deles é em São João del-Rei e o outro na Argentina. A competição é a disputa que mais oferece pontos para a categoria, 17 e 18 anos, depois das provas mundiais e continentais. Os campeões levam 60 pontos no ranking mundial, sendo que o segundo colocado soma 40 e o terceiro, 30. Somam pontos atletas que conquistarem até a 20º colocação.

No feminino, as atletas Bruna Elias (Specialized Racing BR) e Marcela Lima (Raiza Goulão MTB Team) estão se preparando para a disputa, assim como os atletas Andre Jun Aikawa (Audax Bike Team) e Winston Pinto Porto (Over Bike Team).

A competidora Bruna Elias foi a primeira colocada em Araxá e pretende defender o lugar mais alto do pódio em São João del-Rei. “Ter uma etapa UCI Junior Series no Brasil é de grande importância, porque traz para a nossa casa atletas de outros países, assim podemos ter um parâmetro do nosso nível e ainda somar pontos no ranking mundial. Para mim, o mais desafiante é elevar meu nível ao máximo para competir com esses atletas. Quando eu fico sabendo que vai ter uma prova Junior Series, eu dobro minha concentração, porque é como se fosse uma Copa do Mundo Júnior”, disse.

A atleta Marcela Lima também concorda e diz ainda que esta é uma oportunidade para elevar o nível do mountain bike brasileiro. “Quando você prepara a Júnior, você aumenta o nível do esporte no país e as chances de conquistar cada vez mais pódios em Mundiais e Olimpíadas, além dos pontos para o ranking mundial que temos a oportunidade de somar. Competir com atletas do exterior, prepara os atletas de base do país para o futuro, visando o nível exterior. E para mim, o mais desafiante é lidar com isso, já que todos são atletas de um nível alto”, comentou.

André diz que é uma oportunidade de aperfeiçoar o mtb (Foto: Magnus Toquarto/Fotop)

Quem também vai estar em São João del-Rei defendendo o primeiro lugar no pódio, depois de ter sido líder da etapa de Araxá, é Andre Jun Aikawa. “A UCI Junior Series no Brasil é uma oportunidade de desenvolver e aperfeiçoar o esporte no país, já que o futuro do esporte está nas categorias de base. Tendo um evento desse nível, sem dúvidas, além de incentivar os atletas, aumenta o nível da prova em geral”, afirmou.

O competidor Winston Pinto Porto também está esperando um nível alto de prova. “Por ser uma prova UCI Junior Series, o circuito consequentemente tem um excelente nível técnico. Em Roraima, que é onde eu moro, é um local muito plano, então pra mim é desafiante competir com todos esses atletas, mesmo os brasileiros que moram em regiões montanhosas. Esse ano, eu fiz o segundo lugar na primeira etapa e em São João del-Rei estou treinando bastante para chegar ao primeiro lugar, mesmo que venham atletas de outros países. Vou estar preparado”, comentou.

De acordo com o organizador Rogério Bernardes, o objetivo de ter uma etapa UCI Junior Series na CIMTB Levorin é fomentar o mountain bike no brasileiro. “Para nós sediar uma etapa da UCI Junior Series é uma grande responsabilidade e a oportunidade de ver os futuros atletas que estarão, em breve, representando seus países nos Jogos Olímpicos”, completa Rogério Bernardes

CIMTB Levorin
As inscrições para a segunda etapa da CIMTB Levorin estão abertas. O evento acontece entre os dias 10 e 11 de junho em São João del-Rei. Além disso, as inscrições para Congonhas, que acontece entre 18 a 20 de agosto, e São Paulo, que será entre 22 e 24 de setembro, também estão abertas.

Confira o regulamento completo.

A CIMTB Levorin conta pontos para o ranking mundial, da União Ciclística Internacional (UCI), fazendo parte do ciclo Olímpico Tóquio 2020 e também para o ranking Brasileiro, Mineiro e Paulista.

Copa Internacional de Mountain Bike comemora a 22ª Edição em 2017. O evento tem patrocínio da Levorin, o pneu oficial da competição, e Co-Patrocinio da Specialized, Sense Bike e Audax.

Acompanhe tudo de um dos principais eventos do mountain bike mundial pelas redes sociais. Lá você encontrará fotos e vídeos dos atletas e das provas.