Notícias

ATENÇÃO! Confira todos os detalhes que você precisa saber para correr a Maratona Internacional de Congonhas

Olá pessoal,

Estamos próximos de encerrar mais uma temporada com a tradicional Maratona Internacional de Congonhas, que pelo segundo ano consecutivo, faz parte da UCI Marathon Series.

É uma grande honra receber cada um de vocês no evento que estamos trabalhando firmes para dar tudo certo e ser um momento de curtir o ambiente com amigos das duas rodas.

Este informativo é direcionado aos atletas inscritos e vai com uma série de dicas e informações para ajudar você a se preparar para a prova.

 

COMO CONFIRMAR SUA INSCRIÇÃO E RETIRAR SEU NUMERAL COM CHIP?

Depois de fazer a inscrição e pagar o seu boleto (confira se seu nome está verde na lista de inscritos no site), todo atleta deve confirmar a inscrição na secretaria e retirar seu numeral com chip. Você pode fazer isso em BH na semana anterior ou em Congonhas na sexta-feira ou sábado antes do evento. DOMINGO A SECRETARIA NÃO FUNCIONA.

Em BH você pode confirmar a sua inscrição e retirar o seu numeral com chip na loja NEREA de terça-feira à quinta-feira (3 a 5 de novembro) das 14h00 às 19h00. AVENIDA FRANCISCO DESLANDES, 1018 – LOJA 01 – BAIRRO ANCHIETA – TELEFONE (31) 3225-5721.

Depois de pegar o numeral com chip o atleta deve cuidar dele, pois é o que vai garantir o resultado. Se perder a placa vai comprometer o resultado. Portanto, se o numeral cair durante prova, o atleta deve parar e pegá-lo para que seu tempo seja registrado na chegada.

 

DICAS PARA IR AO BOLSÃO DE LARGADA

Com a inscrição confirmada, no domingo você deve ir direto ao seu bolsão de largada. Fique atento à sinalização de localização da sua categoria, pois largar na categoria errada é desclassificação imediata.

Quando for entrar no bolsão de largada, o atleta deve posicionar-se com sua bike e não poderá mais sair do bolsão antes da largada. Os 15 primeiros colocados do campeonato devem se posicionar a frente dos demais atletas, pois possuem preferência de alinhamento. Nesta etapa só faremos a conferência e não haverá chamada individual em função do grande número de atletas. O atleta que estiver parado indevidamente neste local será direcionado para o final do bolsão da categoria.

 

COMO SERÃO AS LARGADAS ESTE ANO?

Os horários das largadas são: 9h15 largam todas as categorias que farão os 60 km e 9h50 todas as que farão o percurso reduzido. Faremos as largadas de uma maneira diferente dos anos anteriores. Será apenas uma largada para todas as categorias do percurso de 60 km e uma para as categorias do percurso reduzido.

As categorias Sub-15 e Júnior Feminina farão um deslocamento controlado do bolsão até o PC 3 onde teremos uma largada especial. Vamos esperar a chegada de todos os atletas, exceto se houver problemas mecânicos ou desistência por qualquer motivo.

A grande novidade deste ano é que logo na largada, o seu tempo será iniciado quando você passar por baixo pórtico de largada, onde o sistema de cronometragem está instalado. Se algum atleta não passar por ele estará automaticamente desclassificado. Em 2014 identificamos alguns atletas largando fora dos bolsões e se isso ocorrer este ano, ele estará automaticamente desclassificado. Um detalhe importante: este ano a largada passará por dentro da feira que não será dentro da Romaria.

 

DICAS PARA UMA BOA PROVA

É muito importante que você se alimente bem e esteja devidamente hidratado. Como é uma prova longa, sugerimos que levem uma mochila de hidratação, mesmo com os nossos pontos de água pelo percurso. A responsabilidade de hidratação é de cada um dos atletas.

É fundamental que cada atleta não jogue lixo pelo percurso. Todo lixo gerado deve ser guardado nos bolsos das camisas e descartados no local da chegada ou nos pontos de hidratação onde teremos coleta dos copos descartáveis após a prova. O atleta que for flagrado descartando lixo durante a prova será advertido e, se for reincidente, será desclassificado.

O único local que é permitido receber apoio na pista é na área de apoio. Caso algum atleta receba ajuda, ele será desclassificado e, se for ajudado por outro atleta, os dois serão desclassificados. Os únicos que podem se ajudar são os atletas da mesma dupla.

Nos PCs 10 e 30, disponibilizamos apoio mecânico para ajudar você em caso de emergência. Fique atento pois eles podem salvar sua prova.

 

DICAS PARA COMPETIR EM UMA MARATONA

Como a prova passa por estradas e ruas com trânsito de veículos, é importante que você siga as regras de trânsito permanecendo sempre a direita para evitar acidentes.

Durante a prova mantenha sempre dentro do percurso que está sinalizado. Se precisar de ajuda, peça a um dos integrantes da nossa equipe. Temos um grande equipe trabalhando para sua segurança, como fiscais de pista nas bifurcações, socorristas, profissionais de saúde em ambulâncias, policiais militares, guarda municipais, membros da equipe de trânsito, comissários, 30 motos, jipes, carros, caminhões, ônibus de resgate, etc. Se desejar desistir, por exemplo, fique ao lado de algum membro de nossa equipe e aguarde a chegada do resgate.

 

FIM DE PROVA. VEJA DICAS IMPORTANTES

Às 14h00 a prova é encerrada na área de apoio que fica em Alto do Maranhão. A partir deste horário nenhum atleta está autorizado a continuar a prova, pois não teremos mais infraestrutura de apoio no trajeto.

Após a chegada, todos os atletas terão um bolsão de passagem na frente da Basílica e, em seguida, a tenda de frutas, água e medalha de participação para os atletas que completarem a prova. Importante: pedimos que os atletas não parem para conversar neste local pois como são muitos competidores, isso tumultua o nosso trabalho de controle da chegada.

No caso das duplas, o tempo registrado sempre será o do segundo atleta. Por isso não é preciso esperar o seu companheiro na linha de chegada. Esta atitude tumultua o nosso trabalho de cronometragem e não será permitido.

Tão logo tenhamos um bom número de atletas completando a prova serão impressos os resultados para fazermos a premiação. O resultado geral com todos os atletas será postado no site oficial do evento. Não podemos esperar o último atleta chegar para fazer a premiarão em Congonhas. Além da premiação da etapa teremos a premiação da temporada 2015 no final.

 

Qualquer dúvida adicional que houver, estou sempre à disposição pelo e-mail info@cimtb.com.br.

Até Congonhas e boa prova a todos.

Um abraço,

Rogério Bernardes e Equipe da CIMTB Levorin.